Passo de montanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O passo do Grande São Bernardo, ainda com neve em Junho, é uma das principais rotas através dos Alpes
Neste perfil, o passo ou portela é o ponto vermelho, e a linha verde mostra o caminho de menor elevação através do passo de montanha.

Um passo (também, colo, porto ou portela) em terminologia de montanha é um acidente geográfico definido como o ponto mais baixo entre dois picos pertencentes à mesma aresta, facilitando a passagem através da cadeia de montanhas, o que corresponde a uma passagem ligando dois vales.

Os passos mais altos da Terra situam-se no Himalaia.

Existem milhares de passos no mundo; alguns são familiares, como Grande São Bernardo (2473 m) nos Alpes, passo Khyber (1027 m) entre o Afeganistão e o Paquistão, e o passo Khunjerab (com 4733 m, o mais alto passo do mundo com uma estrada) entre o Paquistão e a China.

Os Alpes possuem centenas de passos abertos à circulação automobilística. Os mais altos e os menos freqüentados são fechados durante o inverno.

Portugal, não sendo um país de altas montanhas não possui passos notáveis, mas muitos topónimos de freguesias e lugares são compostos pelo termo 'portela' ou 'porto' quando as povoações se localizam junto destes acidentes geográficos, como as freguesias de Portela do Fojo, Portela Susã, Porto da Carne ou Porto de Ovelha.

Lista dos mais altos passos abertos à circulação automobilística

Alpes

Andes

Caracórum

Cordilheira dos Bálcãs

Cordilheira Safid

Jura

Pirenéus

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.