Jura (cordilheira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Jura, tal como é conhecido o Maciço do Jura ou a Cordilheira do Jura, é uma cadeia de montanhas culminando a 1 720 m de altitude, situada ao norte dos Alpes, na França, Suíça e Alemanha.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O maciço do Jura [1] situa-se principalmente ao longo da fronteira franco-suíça com a forma de uma arco de círculo variando de um eixo Este-Oeste, na sua parte Norte, para um eixo Norte-Sul na sua parte ocidental, onde fica paralelo ao lago Lemano, pelo que tal como este tem uma forma de banana.

O maciço estende-se na realidade desde Lägern, um anticlinal no cantão de Zurique na Suíça, até ao departamento da Isère na França, pelo que tem cerca de 400 km de comprimento [2]

Por países[editar | editar código-fonte]

Na França, ela cobre essencialmente a região Franche-Comté e se estende pela região Rhône-Alpes, a leste do departamento de Ain e ao noroeste do departamento da Saboia (chaîne de l'Epine e dent du Chat).

Na Suíça, ela cobre a fronteira oeste com a França, nos cantões de Argóvia, Basileia, Soleura (Solothurn), Jura, Berna, Neuchâtel e Vaud.

A cordilheira se prolonga pela Alemanha por dois planaltos calcários de altitude modesta, o Jura suabo e franconiano, situados principalmente na Baviera. [1]

Foto de satélite do Jura.

Particularidades[editar | editar código-fonte]

O Jura deu seu nome a um célebre período geológico do nosso planeta, o Jurássico, durante a era secundária, entre 210 a 140 milhões de anos atrás. Na verdade, foi durante esse período que os sedimentos que viriam a formar a cadeia do Jura se depositaram.

O Jura, composto de rochas calcárias, logo geralmente porosas, retém muito mal a água no seu interior. Assim, no Jura do Vaud, com exceção do Vale de Joux, é difícil encontrar uma fonte de água ou perfurar um poço. A região do Jura é, assim, pouco habitada e geralmente utilizada no verão como terreno de pasto pelos criadores da planície. Certos chalés da parte Suíça se reconverteram em restaurantes típicos.

O Jura deu seu nome ao departamento francês do Jura e ao cantão suíço do Jura.

Picos principais[editar | editar código-fonte]

Passo de montanha[editar | editar código-fonte]

Alguns passos de montanha mais elevados e anotados "Rod", para rodoviário, quando acessível por estrada.

Referências

  1. a b Geo-Alp (em francês) - Visitado: Jan. 2014
  2. Chaîne méridional du Jura (em francês) - Visitado: Jan. 2014