Patópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Patópolis é uma cidade fictícia que aparece em vários quadrinhos e animações da Disney, e está localizado no estado fictício de Calisota. Nos quadrinhos e desenhos, Patópolis é a cidade onde moram Pato Donald, Margarida, Patinhas McPato, Huguinho, Zezinho e Luisinho e a maioria dos personagens relacionados a eles. Patópolis foi criada por Carl Barks e foi primeiramente mencionada em 1944. Patópolis é possivelmente a maior cidade de Calisota, mas não é a capital. Não há nenhuma referência a qualquer governador, prefeito, vereador e etc. de Calisota. Patópolis por outro lado parece ter um prefeito, portanto, pode ser um tipo de cidade-estado. Em algumas histórias, uma "Embaixada de Patópolis" é mostrada, oque aparenta deixar a "cidade" em um nível maior que Brasil ou Estados Unidos em um poder legislativo. Em uma história por Carl Barks, a embaixada de Patópolis mostra uma bandeira da cidade, que é um pato branco num campo todo verde.

Patópolis aparenta ter uma rivalidade com Gansópolis, uma cidade perto. [1]

História[editar | editar código-fonte]

Patópolis recebeu várias histórias por vários escritores, incluindo Carl Barks e Don Rosa.

Como foi revelado no quadrinho Sua Majestade, Patinhas, o lugar onde é o centro da cidade antigamente era conhecido como "Forte Ganso-Polis", um forte construído no século XVI pelo explorador Britânico Sir Francis Drake. Já no século XIX, o forte foi dado pelos antigos donos britânicos para Cornélio Patus, que nomeou o forte para "Patópolis".

De acordo com O Invasor do Forte Patópolis, Patópolis havia continuado sendo uma cidade pacata e quieta até a chegada do rico homem de negócios Patinhas McPato. Patinhas tinha comprado o velho forte diretamente do neto de Cornélio, Patus Quela. Patinhas então construiu seu famoso Cofre, ou Caixa-Forte, e estabeleceu vários negócios por Patópolis. Esse feito causou que a população de Patópolis explodisse, até virando um grande polo de negócios.

Referências[editar | editar código-fonte]