Paul Gallico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Gallico, fotografado por Carl Van Vechten em 1937.

Paul William Gallico (26 de Julho de 189715 de Julho de 1976) foi um bem -sucedido escritor Americano, conhecido pelos contos que escreveu. Muitos de seus trabalhos foram adaptados para o cinema. Ele é mais conhecido pelo livro The Snow Goose – talvez sua obra mais famosa – e pelo romance The Poseidon Adventure, principalmente por este ter sido adaptado para vários filmes, como a versão de 1972, muito bem recebida pelos críticos.

Gallico nasceu em Nova Iorque. Seu pai era italiano, e sua mãe austríaca; ambos emigraram para Nova Iorque em 1895. Gallico se formou na Universidade Columbia em 1919 e primeiramente ganhou notabilidade na década de 1920 como jornalista esportivo do New York Daily News. Sua carreira foi impulsionada por uma entrevista com o boxeador Jack Dempsey, na qual ele pediu a Dempsey que lutasse contra ele e descreveu como alguém se sentia ao ser nocauteado pelo campeão dos pesos-pesados. Após outros importantes trabalhos, ele virou uma celebridade nacional e um dos mais bem pagos jornalistas esportivos da América. Fundou o Torneio de Boxe Amador Golden Gloves. Seu livro Lou Gehrig: Pride of the Yankees, foi adaptado para um clássico filme sobre esportes.

Ao final dos anos 1930 ele abandonou a profissão de jornalista esportivo e passou a escrever ficção, primeiro escrevendo um artigo intitulado de Adeus aos Esportes (Farewell to Sport), que falava sobre sua decisão. Como ficcionista, obteve grande sucesso com contos que escreveu para revistas, muitos deles aparecendo no The Saturday Evening Post. Muitos de seus romances, incluindo The Snow Goose, são versões expandidas de seus contos lançados em revista.

Gallico uma vez escreveu ao New York Magazine "Eu sou um romancista enferrujado. Não sou literário. Apenos gosto de contar histórias, e meus livros contam histórias… Se eu tivesse vivido há 2 mil anos, estaria explorando cavernas e perguntaria 'Posso entrar? Estou faminto. Gostaria de uma ceia. Em troca, contarei-lhes uma história. Era uma vez…', e contaria-lhes uma história sobre dois homens-da-caverna".

O romance "The Snow Goose" foi publicado em 1940 no The Saturday Evening Post e recebeu o prêmio O. Henry prize para contos em 1941. O crítico Robert van Gelder o chamou de "talvez a história mais sentimental que já tenha tido a honra de receber uma impressão Borzoi (impressão de prestigio do publicador Knopf)".

Em 1975, a banda inglesa Camel lançou um álbum instrumental chamado "Music Inspired by The Snow Goose.", baseado na obra de Gallico.

Seu conto The Man Who Hated People foi adaptado para o filme Lili (1953/MGM), estrelado por Leslie Caron. Após o grande sucesso do filme dirigido por Charles Walters, Gallico expandiu seu conto e lançou-o no livro Love of Seven Dolls, em 1954. Mais tarde a história foi utilizada em um musical, Carnival!, com Anna Maria Alberghetti e Jerry Orbach. As versões diferem-se significantemente, mas todas têm como centro a história de um confuso relacionamento entre um grupo de fantoches e a jovem Lili, que é constantemente maltratada pelo cruel titeriteiro que os controla.

Seu Mrs. 'Arris Goes to Paris, publicado em 1958 foi um bestseller, e acabou servindo de base para mais três livros que Gallico veio a escrever, todos sobre a personagem "Mrs. 'Arris".

Referências[editar | editar código-fonte]

  • The New York Times, Aug 24, 1969; pg. BR26: The Poseidon Adventure
  • The New York Times, Jan 14, 1973, p. 121: What Makes 'Poseidon' Fun? (Vincent Canby)
  • The New York Times, Jul 7, 1976, p. 20: Paul Gallico, Sportswriter And Author, Is Dead at 78 by Molly Ivins
  • Madison Public Library's list of "Tearjerkers" (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.