Alúmen de potássio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pedra-ume)
Sulfato de alumínio e potássio
Alerta sobre risco à saúde
Identificadores
Número CAS 7784-24-09
Propriedades
Fórmula molecular KAl(SO4)2
Massa molar 258.207 g/mol (anidro)
Densidade 1.76 g/cm3
Ponto de fusão

92-93 °C

Ponto de ebulição

200 °C

Solubilidade em outros solventes 36.80 gramas de alúmen/100 gramas de água a 50 °C
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O alúmen de potássio ou alúmen (alume) de potassa, popularmente chamado pedra-ume, é o sulfato duplo de alumínio e potássio.[1] Sua fórmula é KAl(SO4)2. É comumente encontrado em sua forma dodecaidratada, como KAl(SO4)2·12(H2O). Apresenta-se também com vinte e quatro moléculas de água de hidratação, KAl(SO4)2·24(H2O).

O alúmen de potássio é o principal constituinte da pedra-ume, historicamente chamada pedra alúmen.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

O alúmen de potássio cristaliza em octaedros regulares, com bordas planas, e é muito solúvel em água. Tem propriedades adstringentes. A solução torna vermelho o azul de tornassol (pH a 5 % = 3,0 a 3,5). Quando aquecido ao rubro, dá uma massa porosa conhecida como "alúmen queimado". Funde-se a 92 °C, dissolvendo-se totalmente em sua própria água de cristalização. "Alúmen neutro" é obtido mediante a adição de carbonato de sódio a uma solução de alúmen até iniciar-se a separação da alumina.

Como anidro, KAl(SO4)2, possui massa molar de 258.207 g/mol. Na forma KAl(SO4)2·24(H2O), sua massa molar chega a 948.78 g/mol.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

O alúmen de potássio é o principal constituinte da pedra-ume mas não o único, pois a pedra-ume pode conter outros alúmens, como alúmen de sódio.

O alúmen encontra aplicação como um mordente, na preparação de lacas para aderir ao papel artesanal e na clarificação de líquidos turvos (como agente floculante). É também aplicado em fotografia, como endurecedor da gelatina e emulsões. Além disso, é comumente usado em purificação de água, no curtimento de couros, na fabricação de têxteis à prova de fogo. [carece de fontes?] Além disso, é tradicionalmente empregado como desodorante e nos cuidados pós-barba, por ser um adstringente e hemostático tópico. [3][4]

Ocorrência e formas minerais[editar | editar código-fonte]

O alúmen de potássio ocorre naturalmente, geralmente como incrustação em rochas, em áreas de meteorização e oxidação de sulfetos minerais e minerais de rolagem de potássio. Alunita é um associado e igualmente fonte de alumínio e potássio, encontrado no Vesúvio (Itália), leste de Springsure (Queensland), Alum Cave, (Tennessee) e Alum Gulch (Arizona), nos EUA.[5][6]

Suas formas minerais são conhecidas como calunita (kalunite), na forma de rocha, e calinito (kalinite), na forma fibrosa.

Segurança[editar | editar código-fonte]

O alúmen de potássio não é considerado perigoso, porém pode causar irritação quando em contato com os olhos, ao que se recomenda lavar os olhos e a pele com abundância de água corrente. Pode também irritar os pulmões: no caso de cães e outros animais com olfato super aguçado, o alúmen de potássio pode interferir no sentido do olfato, impedindo que o animal identifiquem odores específicos.[7]

Referências

  1. Obs.- Não confundir com o alúmen de amônio.
  2. A forma latina alúmen transformou-se em aúme (ahume, no século XIV); portanto, "pedra alúmen" tornou-se pedra ahume. Posteriormente, por assimilação do a inicial de ahúme ao a final de "pedra", formou-se pedra-ume (CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 1982; 2ª ed., 1986).
  3. BUNN, Karl. Pedra ume: um desodorante natural eficaz e sem risco?
  4. Glossário da Medicina Oculta de Samael Aun Weor. Editora Samael Aun Weor, 2012
  5. Potassium Alum: Mineral Data
  6. Mindat
  7. UFSC. «SÍNTESE DO ALÚMEN DE ALUMÍNIO E POTÁSSIO» (PDF) 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]