Península de Kenai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A península de Kenai, no Alasca.
Costa da península de Kenai.
Rio Kenai.
Lago Glaciar do Urso (Bear Glacier Lake) e Oceano Pacífico.

A península de Kenai (em inglês: Kenai Peninsula) é uma grande península que sobressai da costa sul do Alasca, nos Estados Unidos da América, e entra pelo golfo do Alasca. O nome Kenai deriva provavelmente de Kenayskaya, o nome em russo da enseada de Cook (Cook Inlet), que bordeja a península pelo lado oeste.

Administrativamente, a maior parte da península pertence ao Distrito da Península de Kenai e uma pequena parte, a que liga ao continente, à Área Censitária de Valdez-Cordova.

O explorador e navegante russo Gerasim Izmailov (c. 1745 - depois de 1795) foi o primeiro a explorar e cartografar a península em 1789.[1]

Geografia[editar | editar código-fonte]

A península estende-se aproximadamente 240 km para sudoeste desde os Montes Chugach, a sul da cidade de Anchorage. Está separada da massa continental, a oeste, pelas águas da enseada de Cook e, a leste, pelas do estreito do Príncipe William (Prince William Sound).

Os Montes Kenai (2 130 m), cobertos de glaciares, são uma cordilheira que se estende pelo sudeste da península ao longo da costa do golfo do Alasca. Grande parte da cordilheira está dentro do Parque Nacional Kenai Fjords (Kenai Fjords National Park). A costa noroeste, que fecha a enseada de Cook, é mais plana e pantanosa, e é pontilhada com numerosos pequenos lagos, como o Lago do Urso (Bear Lake). Existem também alguns dos maiores lagos no interior da península, incluindo a Lago Skilak (Skilak Lake) e o Lago Tustumena (Tustumena Lake). Os principais rios que atravessam a península são o Rio Kenai, famoso pela população de salmão, o rio Russian (Russian river), o Rio Kasilof (Kasilof River) e rio Anchor (rio Anchor).

Notas e referências

  1. Entrada "Gerasim Izmailov" no "Dicionário biográfico do Extremo Oriente e Rússia Americana, disponível em russo no sítio do «Northern Pacific Fund»: [1]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Península de Kenai