Percival de Souza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Percival de Souza
Percival de Souza (foto: Roosevelt Pinheiro/ABr)
Nascimento 17 de outubro de 1943 (71 anos)
Braúna, SP
 Brasil
Ocupação jornalista, escritor
Família Souza
Nacionalidade  brasileiro(a)
Religião Metodismo
Trabalhos notáveis Jornal da Tarde, Rede Record

Percival de Souza (Braúna, 17 de outubro de 1943) é um escritor e jornalista investigativo brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

É membro do Conselho Diretor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Sendo membro efetivo e participativo da Igreja Metodista. Como jornalista atua nos telejornais da Rede Record. Começou a trabalhar cedo, o que faz dele um jornalista com mais de 50 anos de profissão. Foi um dos fundadores do Jornal da Tarde, onde trabalhou sob a censura instalada dentro da redação, durante o regime militar dos anos 70.

Durante essa época, cobriu as atividades do Esquadrão da Morte, temida organização marginal do regime militar, para o JT. Em razão desse trabalho, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Mais tarde escreveu dois livros esclarecedores sobre o período da repressão: Autópsia do Medo, a biografia do delegado Sérgio Paranhos Fleury, e Eu, Cabo Anselmo, uma entrevista com o maior agente duplo a serviço do regime militar. Ganhou quatro prêmios Esso de Jornalismo por suas reportagens. Especializou-se em jornalismo investigativo e nas áreas de segurança e criminologia.

Recebeu pela Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano e a Menção Honrosa do 25º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003, categoria “Livro de Reportagem”, com a obra "Narcoditadura – O caso de Tim Lopes”.

Escreve, esporadicamente, para alguns jornais e revistas semanais, além de trabalhar na TV como repórter e comentarista da área criminal.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Globo Livros - Editora Globo. Percival de Souza. Visitado em 21 de setembro de 2008.
  2. OAB-SP. Percival de Souza lança novo livro. Visitado em 21 de setembro de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.