Percolação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Na percolação do café, usando água quente como solvente, a substância permeável é a borra do café e os componentes solúveis extraídos são os compostos químicos que dão a bebida sua cor, sabor e aroma, como a cafeína.

Percolação (do Lat. percōlāre, filtrar) em farmacologia e ciência dos materiais, se refere a extração de componentes solúveis passando solventes por materiais porosos. Na geologia se refere a passagem de água pelo solo e pedras permeáveis fluindo para reservatórios subterrâneos (aquíferos).[1]

Durante as últimas cinco décadas, o desenvolvimento de modelos matemáticos para percolação tem expandido sua aplicação também para geotecnia e redes complexas.

Física[editar | editar código-fonte]

Geralmente funciona a nível sistema dinâmico com universalidade. Assim, conceitos de física estatística como teoria de escalas, renormalização, transição de fase e fractais são úteis para caracterizar propriedades de sistemas percolativos. Análise combinatória é uma importante ferramenta para análise de pontos críticos em percolação. Simulações de computador são usados para analisar a percolação com alta precisão, prevendo o impacto de avalanches e erosão de materiais pelo clima.[2]

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.

Atualmente é um dos principais métodos usados na extração de princípios ativos de medicamentos de fontes animais e vegetais.

Referências

  1. http://dictionary.reference.com/browse/percolation
  2. Newman, Mark; Ziff, Robert (2000). "Efficient Monte Carlo Algorithm and High-Precision Results for Percolation". Physical Review Letters (American Physical Society) 85 (19): 4104–4107. arXiv:cond-mat/0005264. Bibcode:2000PhRvL..85.4104N. doi:10.1103/PhysRevLett.85.4104. PMID 11056635.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.