Transição de fase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em termodinâmica, transição de fase ou mudança de fase é a transformação de um sistema termodinâmico de uma fase para outra. Uma característica distinguível de uma transição de fase é uma abrupta mudança em uma ou mais propriedades físicas, em particular a capacidade térmica, com uma pequena mudança em uma variável termodinâmica tal como a temperatura.

Comumente, o termo é mais usado para transcrever transições entre os estados físicos da matéria mais comuns, como sólido, líquido e gasoso, e em raros casos incluindo plasma.

Tipos de transição de fase[editar | editar código-fonte]

Exemplos de transições de fase incluem:

Para
De Sólido Líquido Gás Plasma
Sólido Transformação Sólido-Sólido Fusão1 Sublimação N/A
Líquido Solidificação N/A Ebulição/Evaporação N/A
Gás Deposição Condensação N/A Ionização
Plasma N/A N/A Recombinação/Deionização N/A

Transições de fase ocorrem quando a energia livre de um sistema é não-analítica para algumas escolhas de variáveis termodinâmicas - ver fases. Esta não-analiticidade geralmente ramifica-se das interações de um número extremamente grande de partículas num sistema, e não aparece em sistemas que são demasiado pequenos.

Para colocar simplesmente, um ponto de transição de fase (por exemplo, o ponto de ebulição para a água) as duas fases da água - líquido e vapor tem idênticas energias livres e consequentemente são igualmente prováveis que existam. Abaixo do ponto de ebulição, água líquida é o mais estável estado dos dois. No ponto de ebulição líquido e vapor são igualmente estáveis e acima do ponto de ebulição vapor é mais estável que o estado líquido da água.

Por vezes, é possível a mudança de estado de um sistema não-adiabaticamente de tal forma que ele possa ser levado de um ponto de transição de fase sem passar por uma fase de transição. O estado resultante é metaestável, i.e. não teoricamente estável, mas quase-estável. Ver superaquecimento, superesfriamento e supersaturação.

Referências

  1. Chang, R., Chemistry, 7th Ed, McGraw-Hill (2002)


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Phase transition. Ajude e colabore com a tradução.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.