Phalangeriformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaPosums
Trichosurus vulpecula

Trichosurus vulpecula
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Subordem: Phalangeriformes
Szalay en Archer, 1982
Superfamílias e famílias
Ver texto

Phalangeriformes (ou possums) é a subordem de marsupiais arborícolas endémicos da Austrália, Nova Guiné e Celebes. O seu nome deriva da sua semelhança com os didelfídeos e gambás (conhecidos como opossums, em inglês) da América. Por não ser um nome derivado do grego ou do latim, o plural é possums e não possa.

Os possums são marsupiais de pelagem cinzenta, de dimensões que variam desde o tamanho de um dedo (possum-pigmeu) até ao tamanho de um antebraço. Todos os possums são nocturnos e omnívoros, escondendo-se em ninhos feitos em troncos ocos durante o dia e saindo para procurar comida durante a noite. Desempenham o mesmo papel nos ecossistemas que os esquilos do hemisfério norte.

As duas espécies mais comuns, Pseudocheirus peregrinus e Trichosurus vulpecula, são também as de maiores dimensões.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre marsupiais, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.