Plymouth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Plymouth (Devon))
 Nota: Para outros significados, veja Plymouth (desambiguação).
Plymouth
Geografia
País
País
Região
Condados cerimoniais
Área de autoridade local
City of Plymouth (d)
Capital de
City of Plymouth (d)
Banhado por
rio Tamar (en)
Área
79,29 km2
Coordenadas
Demografia
População
267 918 hab. ()
Densidade
3 379 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
Geminações
Brest (a partir de )
Gdynia (a partir de )
San Sebastián (a partir de )
Plymouth (a partir de )
Novorossisk (a partir de )
Sekondi-Takoradi
História
Evento chave
Siege of Plymouth (en)
Identidade
Santo padroeiro
Budoc (en)
Identificadores
TGN
Prefixo telefônico
01752
Website
Mapa
Plymouth Hoe, em 2006

Plymouth ou Plimude[1] é a maior cidade do condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra.[2] É uma cidade portuária, e a base principal da Marinha Real Britânica.[carece de fontes?] Situada na costa sul da Devon, cerca de 37 milhas (60 km) sul-oeste de Exeter e 190 milhas (310 km) West- sudoeste de Londres. Cercando a cidade estão as fozes do rio Plym e do rio Tamar , que são naturalmente incorporados ao Plymouth Sound para formar uma fronteira com a Cornualha .

A história inicial de Plymouth se estende até a Idade do Bronze, quando um primeiro assentamento surgiu em Mount Batten. Este assentamento continuou como um posto comercial para o Império Romano, até que foi superado pelo vilarejo mais próspero de Sutton fundado no século IX, agora chamado Plymouth.

Em 1620, os Pais Peregrinos partiram de Plymouth para o Novo Mundo e estabeleceram a Colônia Plymouth, o segundo assentamento inglês no que hoje são os Estados Unidos da América.

Durante a Guerra Civil Inglesa, a cidade foi mantida pelos parlamentares e sitiada entre 1642 e 1646.

Na Revolução Industrial, Plymouth cresceu como um porto de embarque comercial, lidando com importações e passageiros das Américas, e exportando minerais locais (estanho, cobre, cal, argila chinesa e arsênico). A cidade vizinha de Devonport tornou-se estrategicamente importante para a Marinha Real por seus estaleiros e estaleiros. Em 1914, três cidades vizinhas independentes, viz. o distrito municipal de Plymouth, o distrito municipal de Devonport e o distrito urbano de East Stonehouse foram fundidos, tornando-se o County Borough of Plymouth. Em 1928, alcançou o status de cidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à importância naval da cidade, os militares alemães visaram e destruíram parcialmente a cidade com um bombardeio, um ato conhecido como Plymouth Blitz. Após a guerra, o centro da cidade foi totalmente reconstruído. A expansão subsequente levou à incorporação de Plympton, Plymstock e outros subúrbios remotos, em 1967.

A cidade abriga 262 100 (meados de 2019 est.) Pessoas, tornando-a a 30ª área construída mais populosa do Reino Unido e a segunda maior cidade no sudoeste, depois de Bristol. É governado localmente pelo Conselho Municipal de Plymouth e é representado nacionalmente por três parlamentares. A economia de Plymouth continua fortemente influenciada pela construção naval e marítima, mas tendeu para uma economia de serviços desde os anos 1990.

Tem ligações de ferroviárias para a Bretanha (Roscoff e St Malo) e para a Espanha (Santander). Possui a maior base naval operacional da Europa Ocidental, HMNB Devonport, e é a sede da Universidade de Plymouth .

Referências

  1. «A viagem de Charles Darwin e Portugal - Correio do Minho». correiodominho.pt. Consultado em 15 de janeiro de 2024 
  2. Gill, Crispin (1993). Plymouth. A New History. Devon Books. pp. 262–267. ISBN 0-86114-882-7.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.