Pontifício Conselho para a Família

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dicastério da Igreja Católica
Coat of arms Holy See.svg
Pontifício Conselho para a Família
 
Pontificium Consilium pro Familia


Ereção Canônica: 9 de maio de 1981
Presidente: Dom Vicenzo Paglia
Secretário: Jean Laffitte
Emérito: Ennio Cardeal Antonelli
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

O Pontifício Conselho para a Família (Pontificium Consilium pro Familia) foi instituido pelo Papa João Paulo II com o Motu Próprio Familia a Deo Instituta em 1981, substituindo o Comitê para a Família, que foi criado por Paulo VI, em 1973.

O Conselho é responsável pela promoção do ministério pastoral e o apostolado da família, em aplicação dos ensinamentos e das orientações do magistério eclesiástico, de modo que as famílias cristãs sejam auxiliadas a cumprir a missão educativa e apostólica da qual são chamadas.

Ajuda a promover o cuidado pastoral das famílias, favorece os seus direitos e a sua dignidade na Igreja e na sociedade civil, a fim de que possam desempenhar cada vez melhor as suas próprias funções.

O Pontifício Conselho cuida do aprofundamento da doutrina sobre a família e da sua divulgação mediante uma catequese adequada: favorece de modo particular os estudos sobre a espiritualidade do matrimônio e da família.

Preocupa-se por que, em pleno entendimento com os Bispos e os seus organismos, sejam exatamente conhecidas as condições humanas e sociais da instituição familiar nas diversas regiões, e, de igual modo, por que sejam divulgadas as iniciativas que ajudam a pastoral familiar.

Esforça-se por que sejam reconhecidos e defendidos os direitos da família, também na vida social e política; e por isso sustém e coordena as iniciativas em defesa da vida humana desde a sua concepção até o seu ocaso natural, e em favor da procriação responsável.

Encontro Mundial das Famílias[editar | editar código-fonte]

Este dicastério promove e organiza os encontros mundiais do Papa com as famílias, desde 1994, Ano Internacional da Família.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Presidentes
Dom Vicenzo Paglia 2012- Atual
Ennio Cardeal Antonelli 2008-2012 Presidente Emérito
Alfonso Cardeal López Trujillo 1990-2008
Edouard Cardeal Gagnon, PSS 1983-1990
James Robert Cardeal Knox 1981-1983
Opilio Cardeal Rossi 1976-1981
Maurice Cardeal Roy 1973-1976


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.