Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Comando da Área Central da RAAF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Comodoro do Ar Cole, primeiro comandante do Comando da Área Central, discursando perante os pupilos do Esquema de Treino Aéreo do Império, em Agosto de 1940

O Comando da Área Central foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Março de 1940, e cobria a porção central de Nova Gales do Sul. Com quartel-general em Sydney, o Comando da Área Central foi responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção aérea da orla costeira dentro da sua área. Foi dissolvido em Agosto de 1941 e as suas unidades foram distribuídas por outros comandos da RAAF. Apesar de ter havido propostas entre 1943 e 1944 para voltar a estabelecê-lo, nenhuma foi concretizada.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana era pequena o suficiente para todos os seus elementos serem controlados pelo próprio quartel-general da força aérea, em Melbourne. Depois do despoletar da guerra, em Setembro de 1939, a RAAF começou a implementar uma forma de comando descentralizada proporcional aos esperados aumentos de efectivos e unidades. A primeira medida tomada para ir de encontro com esta ideia foi a criação do Grupo N.º 1 e do Grupo N.º 2 para controlar as unidades em Vitória e em Nova Gales do Sul, respectivamente. Depois, entre Março de 1940 e Maio de 1941, a RAAF dividiu o continente australiano e a Nova Guiné em quatro áreas geográficas nas quais cada uma seria controlada por um comando: o Comando da Área Central, o Comando da Área do Sul, o Comando da Área Ocidental e o Comando da Área do Norte.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter