Portal:Jornalismo/Banco de destaques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeira página do segundo número do Jornal da Certã, em 1887.
Primeira página do segundo número do Jornal da Certã, em 1887.

Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.

O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo. Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa", (newsprint em inglês), um papel reciclado, obtido de pedaços de madeira não aproveitados na fabricação de móveis e fibras recicladas, cortado em folhas de tamanhos padronizados.

Ler artigo»

Repórter de TV gravando reportagem.
Repórter de TV gravando reportagem.

A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.

O repórter pode valer-se também de fontes secundárias (documentos, livros, almanaques, relatórios, recenseamentos, etc.) ou servir-se de material enviado por órgãos especializados em transformar fatos em notícias (como as agências de notícias e as assessorias de imprensa).

Ler artigo»

Imprensa Oficial, em Belo Horizonte.

Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa — em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

O termo imprensa deriva da prensa móvel, processo gráfico aperfeiçoado por Johannes Guttenberg no século XV e que, a partir do século XVIII, foi usado para imprimir jornais, então os únicos veículos jornalísticos existentes.

Ler artigo»

Bom Dia Brasil (ou Bom Dia) é um programa de televisão brasileiro, primeiro telejornal nacional do dia exibido pela TV Globo no início das manhãs. São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O telejornal também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro. Estreou em 1983 sendo transmitido de Brasília.

Atualmente o programa é apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos, e também fazem parte dos comentários e quadros do telejornal os jornalistas: Alexandre Garcia, na política; Miriam Leitão na economia; e Alex Escobar no esporte. O jornal também conta com a participação das apresentadoras Michelle Loreto (previsão do tempo), Zileide Silva e Carla Vilhena (respectivamente de Brasília e São Paulo).

Ler artigo»