Portal:Primatas/Espécie/5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
{{{caption}}}
{{{caption}}}
Brachyteles hypoxanthus (Muriqui-do-norte)

Em perigo crítico

(IUCN 3.1)

O muriqui-do-norte (nome científico:Brachyteles hypoxanthus) também chamado simplesmente muriqui ou mono-carvoeiro, é uma espécie de Macaco do Novo Mundo, da família Atelidae e gênero Brachyteles, endêmico da Mata Atlântica brasileira. Já foi considerado uma subespécie de Brachyteles arachnoides, sendo considerado uma espécie separada atuamente. Não é claro qual grupo de primata é mais próximo dos muriquis, mas alguns estudos apontam para uma ancestralidade comum do gênero Brachyteles com o macaco-barrigudo (gênero Lagothrix).

Ocorre na floresta estacional semidecidual, não sendo necessário que a floresta seja primária. Prefere ficar nos estratos mais altos da floresta, mas pode descer até o chão. Atualmente, sua ocorrência é reduzida a poucos fragmentos de floresta em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

É o maior primata sul-americano, chegando a pesar até 15 kg. Possui longos braços e uma cauda preênsil, que permite a braquiação. Ao contrário do muriqui-do-sul, possui manchas esbranquiçadas na face negra, assim como um polegar vestigial. Os testículos são volumosos, consequência de um sistema de acasalamento promíscuo.

É uma espécie considerada como "criticamente em perigo" pela IUCN e pelo IBAMA. A maior população encontra-se na RPPN Feliciano Miguel Abdala, que tem cerca de 900 hectares.