Postura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A postura humana pode ser comparada a um pêndulo invertido

Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura porque irá determinar sob diversas influências a direção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico porque é gasto pouca energia para nos mantermos em pé, usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura.

Em um indivíduo, ocorrem informações entre o sistema nervoso e o cérebro, provenientes de três fontes para o equilíbrio do corpo no espaço a sua volta, seja em pé, sentado ou em movimento. Informações providas dos olhos, ouvidos, músculos, articulações, ligamentos e tendões. Nesses quatro últimos citados, existem proprioceptores que informam uma estrutura chamada cerebelo, para depois então, informar o cérebro o grau de tensão a que cada um está sendo submetido e depois retransmitem essa informação de volta para os mesmos músculos, articulações, ligamentos e tendões, fazendo com que nos equilibramos conscientemente ou inconscientemente. Graças a esses receptores, se fecharmos nossos olhos ou tampássemos nossos ouvidos e realizássemos um movimento, perceberíamos perfeitamente a nossa posição no espaço em que nos localizamos.

Postura incorreta[editar | editar código-fonte]

Uma postura incorreta seria enclinada em um ângulo de mais de 25 graus. Sendo assim prejudicando sua integridade e podendo causar problemas e doenças no futuro.

Referência bibliográfica[editar | editar código-fonte]

  • Briccot, B. Posturologia. São Paulo: Ícone, 2004.
  • Cipriano, J. Testes Ortopédicos e Neurológicos. São Paulo: Manoel, 2005.
  • Kendall, P. Provas e funções. São Paulo: Manole, 2008.

Ciência da Saúde[editar | editar código-fonte]

Na área da saúde, o profissional que mais trabalha com os distúrbios posturais que acometem a população no mundo inteiro, dotado de técnicas e aprendizados específicos e contando com a ajuda do vasto conhecimento em anatomia humana é o Fisioterapeuta. Hoje, é conhecido muito a técnica RPG (Reeducação Postural Global) para a reeducação da postura humana que foi elaborada por Philippe Souchard e também o G.D.S (Godelieve Denys Struf) que é muito mais difundido em países da Europa. Pouco sabe-se que o Pilates é um método muito bem elaborado para a reeducação da postura. Isso iria variar com a utilização desse método dependendo de uma avaliação postural adequada e das prioridades a serem traçadas com o avaliado postural.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]