Prêmio Comemorativo Internacional Holberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Prêmio Comemorativo Internacional Holberg foi criado em 2003 pelo governo da Noruega com o objetivo de celebrar o valor de estudos acadêmicos dentro das artes, humanidades, ciências sociais, direito e teologia, tanto dentro de um desses campos quanto através de trabalhos interdisciplinares.

O prêmio foi instituído em homenagem a Ludvig Holberg e complementa o Prêmio Abel em matemática criado em 2002.

O prêmio Holberg é fruto do Fundo Comemorativo Ludvig Holberg que consiste de 200 milhões de coroas norueguesas estabelecido em 1 de julho de 2003 pelo governo norueguês. A responsabilidade de administrar o prêmio foi passado do governo da Noruega para a Universidade de Bergen. Por sua vez, a Universidade de Bergen estabeleceu um comitê para o fundo e indicou um comitê acadêmico de importantes pesquisadores de áreas acadêmicas relevantes e diferentes universidades. O comitê concede o prêmio anualmente baseado em recomendações e avaliações do comitê acadêmico às indicações enviadas por estudiosos que detêm posições importantes em universidades e e outros institutos de pesquisa dentro das áreas acadêmicas contempladas pelo prêmio.

Ele inclui um prêmio em dinheiro de 6 milhões de coroas norueguesas(ou equivalente de 630.000 euros or 710.000 dólares).

Dá-se o nome ao prêmio em homenagem ao escritor dinamargês-norueguês Ludvig Holberg que foi um nome importante em todas as ciências as quais o prêmio se destina.

Contemplados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]