Previsão do tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A previsão do tempo é a aplicação da ciência e tecnologia para fazer uma descrição detalhada de ocorrências futuras esperadas na atmosfera num certo local. A previsão do tempo inclui o uso de modelos objetivos baseados em certos parâmetros atmosféricos, e a habilidade e experiência de um meteorologista.[1] [2] Também chamada de prognóstico envolve a busca baseado nas condições meteorológicas momentâneas que busca antecipar com convicção, e talvez com alguma certeza, as condições meteorológicas futuras. Esse estudo é baseado em dados de diferentes áreas, como a visualização do céu e análise da formação de nuvens, a temperatura observada, a pressão atmosférica, até ao uso de imagens de radar Doppler, balões atmosféricos, bóias marítimas, estações meteorológicas etc. Estes dados são utilizados para fazer modelos numéricos rodar em supercomputadores, que comparam ao estado inicial e analisam as várias possibilidades da evolução do tempo, gerando previsões baseadas em probabilidades. Essas previsões são então analisadas pelos meteorologistas que a concluem após as devidas correções.[3] [4]

No Brasil os principais institutos de previsão do tempo são o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Há ainda instituições estaduais de previsão, especializadas no estado de atuação como o SIMEPAR do Paraná.

Em Portugal a responsabilidade da previsão, pertence ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Referências

  1. MCTES. Porquê é tão difícil fazer previsões do tempo consultório ciências e tecnologia. Visitado em 15 de maio de 2013.
  2. Princípios de Meteorologia e Meio Ambiente CPTEC. Visitado em 15 de maio de 2013.
  3. Física e as previsões do tempo Instituto de Física de São Carlos (2012-05). Visitado em 15 de maio de 2013.
  4. Veja como a previsão do tempo mudou nos últimos 50 anos Folha de São Paulo. Visitado em 15 de maio de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Furacão Catrina Portal da
meteorologia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]