Punto Fijo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Punto Fijo é uma cidade da Venezuela, capital do município de Carirubana, no estado de Falcón. Fica situada na costa sudoeste da península de Paraguaná, a noroeste de Caracas, numa área da pesca de camarão. Dispõe de um porto e de refinarias de petróleo. Em 2005 tinha uma população estimada de 131 797 habitantes.punto fijo e a capital do município carirubanaem falcon fica situada na costa sudoeste de paraguana a noroeste de caracas na área de pesca de camarão que tem um porto de refenaria de petrolios.

História[editar | editar código-fonte]

Punto Fijo nasceu ao principio dos anos 40 do século XX, perto das refinarias pertencentes as companhia petroleiras dos norte-americanas Standard Oil e a do britânica e neerlandesa Royal Dutch Shell. Pelo tanto é uma das cidades mais novas da Venezuela.

Economia[editar | editar código-fonte]

Punto Fijo é a sede do maior complexo refinador petroleiro do mundo, o Centro de Refinación de Paraguaná (CRP), que é composto pela Refinería de Amuay e a Refinería Cardón (além destas também está a Refinadora de Asfalto, "Bajo Grande"), com uma produção de quase 1MM de barris diários; estas empresas são o principal motor da economia local e estatal. Também a cidade alberga a segunda frota pesqueira do país, e conta com uma zona franca industrial, comercial e de servicos (ZONFICA), onde encontram-se empresas livianas y electrónicas.

Atualmente Punto Fijo experimenta um crescimento na atividade comercial pela implementação da zona livre de investimento turístico, que permite adquirir mercadorías (electrodomésticos, bebidas alcoólicas, lencaria, entre outros) sem impostos de nacionalização. Isto tem atraído importantes grupos investidores para a regiao. Mesmo assim se tem feito necessária a melhora da infra-estrutura vial, hoteleira, de energia eléctrica e servicos em geral.

O desenvolvimento progressivo que atualmente experimenta Punto Fijo, tem incentivado às autoridades municipais e nacionais, a executar obras que desde há muito tempo esperavao-se nesta localidade como o terminal de passageiros e a construção da central termoelétrica "Josefa Camejo"; além disso, a empresa privada construiu duas importantes obras de alta envergadura, como o Shoping Mall Sambil Paraguaná e a Ciudad Comercial Paraguaná Mall, que agora vão acompanhar o atualmente maior Shoping da cidade: Centro Comercial y Recreacional (C.C.R.) Las Virtudes.

Clima[editar | editar código-fonte]

Punto Fijo fica numa das zonas mais secas do país. Tem um medio bioclimático árido e semi-árido, apresenta uma precipitação anual de 340,20 mm. Na região há uma forca de ventos muito grande, de maneira sostenida, com uma velocidade maior aos 12 metros por segundo (43,2 km/h). As precipitações apresentam-se ao final do ano, e o mês com mais chuvas é novembro, com um promedio de 83,50 mm. A temperatura promedio é entre 27°C e 28°C.

Educação[editar | editar código-fonte]

As instituções universitárias mais importantes da cidade sao:

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Impressos[editar | editar código-fonte]

  • Diario La Mañana (A manha)
  • Diario Nuevo Día (Novo día)
  • Diarió El Falconiano (O Falconiano)
  • Diario La Prensa (A Prensa)

Audiovisuais[editar | editar código-fonte]

  • Televisora Falcón-TVF (privado)
  • Visión Península (privado)
  • Falconía (privado)

Porto[editar | editar código-fonte]

O porto internacional de Guaranao (Norte: 1291000 m. –Este: 368000 m.) *Oeste: Limita com o Mar Caribe e com o Golfo da Venezuela, diariamente desembarcam mercadorias para a zona franca de Paraguaná assim como eletrodomésticos e bebidas alcoólicas.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

O Aeropuerto Internacional Josefa Camejo encontra-se na vía Los Taques, no norte da cidade de Punto Fijo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Punto Fijo