QMC@Home

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

QMC@Home é um projeto de computação distribuída que utiliza o cliente BOINC tendo como objetivo desenvolver e testar modelos de Monte Carlo Quântico (QMC) para utilização em química quântica. Ele é hospedado na Universidade de Münster com a participação do Laboratório Cavendish. O cliente QMC@Home permite que voluntários do mundo todo doem ciclos ociosos de processamento de seus computadores para cooperar no cálculo de geometria molecular usando o método da difusão de Monte Carlo.

Está sendo desenvolvido uma aplicação que utiliza a teoria do funcional da densidade.

O projeto entrou na fase beta em 23 de maio de 2006. Desde de outubro de 2011, o projeto conta com cerca de 7.500 voluntários ativos de 90 países, com uma contribuição total de aproximadamente 12 teraFLOPS.[1]

Pacote de dados[editar | editar código-fonte]

Para a distribuição de tarefas para os computadores clientes dividi-se o trabalho em pacotes de dados (workunits). O tempo de processamento de um pacote depende do tamanho do sistema em cálculo, da velocidade do computador cliente e do seu tempo ocioso, espera-se um tempo entre 4 e 48 horas em um sistema de 2.4 GHz.

Descanso de tela do QMC@home

Recentemente as seguintes moléculas foram/estão sendo testadas: isomerismo conformacional do peptídeo PHE-GLY-GLY; enovelamento de alcanos; conjunto de teste JSCH2005-S22; complexos fracamente ligados; pares de bases de DNA.

Na página do projeto é possível obter uma lista dos pacotes atualmente em processamento.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]