Quadrilátero de Lambert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um quadrilátero de Lambert.

Em geometria, um quadrilátero de Lambert,[1] nomeado após Johann Heinrich Lambert, é um quadrilátero em que três de seus ãngulos dão retos. Historicamente, o quarto ângulo de um quadrilátero de Lambert era de grande interesse uma vez que se pudesse ser mostrado como sendo um ângulo reto, então o postulado das paralelas Euclidiano poderia ser provado como um teorema. Sabe-se agora que o tipo de quarto ângulo depende da geometria em que o quadrilátero "vive". Em geometria hiperbólica o quarto ângulo é agudo, na geometria euclidiana é um ângulo reto e em geometria elíptica é um ângulo obtuso.

Um quadrilátero de Lambert pode ser construído de uma quadrilátero de Saccheri por unir-se os pontos médios da base e do ápice do quadrilátero de Saccheri. Este segmento de linha é perpendicular tanto a base e ao ápice e então metade do quadrilátero de Saccheri é um quadrilátero de Lambert.

Referências

  1. Um nome alternativo, quadrilátero de Ibn al-Haytham–Lambert, foi sugerido em Boris Abramovich Rozenfelʹd (1988), A History of Non-Euclidean Geometry: Evolution of the Concept of a Geometric Space, p. 65. Springer, ISBN 0-387-96458-4, in honor of Ibn al-Haytham
  • George E. Martin, The Foundations of Geometry and the Non-Euclidean Plane, Springer-Verlag, 1975
  • M. J. Greenberg, Euclidean and Non-Euclidean Geometries: Development and History, 4th edition, W. H. Freeman, 2008.