Quem é Quem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quem é Quem
Álbum de estúdio de João Donato
Lançamento 1973
Gravação início de 1973
Gênero(s) MPB, Bossa nova, funk, soul
Duração 31:52
Idioma(s) Português
Formato(s) LP/CD (relançamento)
Gravadora(s) Odeon
Produção Milton Miranda
Marcos Valle
Cronologia de João Donato
A Bad Donato
(1970)
Lugar Comum
(1975)

Quem é Quem é o décimo álbum de João Donato, editado em 1973 pela gravadora Odeon[1] com a produção de Marcos Valle e de Milton Miranda. O disco apresenta pela primeira vez a voz de Donato, uma vez que sempre foi mais instrumentista do que somente como cantor, e marcou a volta do pianista ao Brasil depois de dez anos morando nos Estados Unidos com a esposa Patrícia e a filha Jodel, que se mudaram para outra cidade do país enquanto Donato retornava ao Rio para ficar. O disco apresenta ele em temas como "A Rã", "Amazonas" - ambas instrumentais, além de dar voz à canções como "Até Quem Sabe?" parceria com o irmão Lysias Ênio, "Nãna das Águas", "Mentiras" aonde ele não canta, mas sim Nana Caymmi, além dele utilizar o piano elétrico Fender Rhodes, que estava em alta. O disco não teve grandes vendagens, mas ajudou-o a manter um valor simbólico anos depois em 2007, quando a revista Rolling Stone brasileira decidiu elegê-la na lista dos 100 Maiores Discos da Música Brasileira no 90º lugar[2].

De acordo com a revista "o disco é um reencontro de Donato com o samba-jazz, envenenado por seus experimentos elétricos no exterior", e além da produção de Valle, tem os arranjos de Dori Caymmi, Lindolfo Gaya, Laércio de Freitas e Ian Guest, além do próprio Donato em algumas faixas.

História[editar | editar código-fonte]

O disco nasceu após Donato ter recebido de Patrícia, sua então esposa, o pedido de divórcio, ela deixou a casa vazia - ficou apenas o piano - e levou a filha Jodel junta. Após o divórcio, Donato passou alguns dias a mais nos EUA, e voltou para o Rio de Janeiro no Natal de 1972, e se encontrou com Agostinho dos Santos - cantor e amigo do pianista, que sugeriu a ele a ideia de botar sua voz em um próximo disco, e foi assim que nasceu Quem é Quem. Segundo ele, foi um corre-corre para buscar parceiros para as composições "Como eu nunca tinha feito música com letra, decidi não trabalhar em conjunto com os letristas, como faziam Tom e Vinicius. Só distribuí as melodias.", relembrou 41 anos depois[3]. Nomes como Paulo César Pinheiro, o próprio irmão Lysias Ênio, João Carlos Pádua, além de Geraldo Carneiro e também Marcos Valle ajudaram ele nesse processo de criação do disco.

Os músicos participantes, segundo Donato, foram Hélio Delmiro (guitarra), Maurício Einhorn (harmônica), Lula Nascimento (bateria), Novelli (baixo e piano), Bebeto Castilho (baixo) e Naná Vasconcelos (percussão) além de Nana cantando em "Mentiras"[3]. Quando perguntou aos executivos da Odeon sobre a promoção do disco após as primeiras tiragens saírem, disseram que não haveria e então ele ouviu a sugestão do sambista J. Canseira - com quem desabafou sobre o fato de não haver um lançamento - de subir no outeiro da Igreja da Glória para lançá-lo, não pensou duas vezes: chamou a jornalista Paula Saldanha para fazer uma cobertura do disco e ele arremessou uma caixa de discos do alto do morro[3]. Mesmo assim, não obteve grandes vendagens.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "Chorou, Chorou" (Donato, Paulo César Pinheiro) 2:40
  2. "Terremoto" (Donato, Paulo César Pinheiro) 2:28
  3. "Amazonas" (Donato) 2:10 - instrumental
  4. "Fim de Sonho" (Donato, João Carlos Pádua) 3:38
  5. "A Rã" (Donato) 2:31
  6. "Ahiê" (Donato, Paulo César Pinheiro) 2:51
  7. "Cala Boca Menino" (Dorival Caymmi) 2:23
  8. "Nãna das Águas" (Donato, Geraldo Carneiro) 2:24
  9. "Me Deixa" (Donato, Geraldo Carneiro) 2:18 - instrumental
  10. "Até Quem Sabe?" (Donato, Lysias Ênio) 2:10
  11. "Mentiras" (Donato, Lysias Ênio) 4:15
  12. "Cadê Jodel" (Donato, Marcos Valle) 2:01

Músicos[3][editar | editar código-fonte]

Ficha Técnica[1][editar | editar código-fonte]

  • Direção de produção: Milton Miranda
  • Direção musical e arranjos em "Nãna das Águas", "Me Deixa" e "Mentiras": Lindolfo Gaya
  • Assistente de produção: Marcos Valle
  • Orquestradores e regentes: vários
  • Diretor técnico: Z.J. Merky
  • Técnico de gravação: Dacy/Toninho
  • Técnico de laboratório: Reny R. Lippi
  • Técnico de remixagem: Nivaldo Duarte
  • Lay-out: Joel Cocchiararo
  • Fotos: Alexandre de Souza Lima
  • Arranjos em "Terremoto" e "A Rã": Laércio de Freitas
  • Arranjos em "Amazonas", "Fim de Sonho": Ian Guest
  • Arranjos em "Ahiê" e "Até Quem Sabe?": Dori Caymmi

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «João Donato - Quem É Quem». Discogs (em inglês). Consultado em 9 de dezembro de 2017 
  2. «Listas - Os 100 Maiores Discos da Música Brasileira - Quem É Quem - João Donato (1973, Odeon) - Rolling Stone Brasil». Consultado em 9 de dezembro de 2017. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2017 
  3. a b c d «João Donato relembra produção do disco "Quem É Quem"». Folha de S.Paulo