Rã-leopardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRã-leopardo
Rana sphenocephala

Rana sphenocephala
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Subordem: Neobatrachia
Família: Ranidae
Género: Rana

Rã-leopardo (às vezes chamada de do campo) refere-se a qualquer das 14 espécies pertencentes ao gênero rana. Geralmente, estas rãs possuem cor verde com proeminentes manchas pretas, uma textura análoga à de um leopardo. Distinguem-se pela sua distribuição em imperceptíveis espaços ecológicos e pelas suas características comportamentais, genéticas e morfológicas. O seu habitat estende-se por toda a região temperada e subtropical da América do Norte, abrangendo o norte do México, sendo que algumas das espécies são encontradas também no sul.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Rãs-leopardo (rãs do campo), assim como a rã-touro-americana e outras, são agrupadas frequentemente como pertencentes ao gênero Lithobates. Contudo, este mesmo género não é reconhecido, pela maioria dos ciêntistas, como um género rana.[1] [2] [3] .

Espécies[editar | editar código-fonte]

Em março de 2012, foi anunciado que testes de DNA confirmaram que uma nova espécie de rã-leopardo havia sido encontrada, perto do Yankee Stadium em Nova York, ao norte da cidade de Nova Jersey, no sudeste do continente de Nova York, e em Staten Island. A nova espécie ainda está sem nome, fazendo parte de um complexo numero de espécies e que foram distinguidas pelo seu coaxar, que é curto e repetitivo, distinta da "risada rápida" ou "longo ronco" das outras espécies de rã-leopardo[4] .

Referências

  1. Hillis & Wilcox (2005)
  2. Hillis (2007)
  3. Pauly et al. (2009)
  4. Nova espécie de rã -leopardo é descoberta. Visitado em 05 de Agosto de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios anuros é um esboço relacionado ao Projeto Anfíbios e Répteis. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.