Radicchio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Chicória. (desde abril de 2011)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Como ler uma caixa taxonómicaRadicchio
Radicchio

Radicchio
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Cichorium
Espécie: C. intybus
Nome binomial
Cichorium intybus

O Radicchio é a folha comestível proveniente da planta Cichorium intybus. É de origem italiana (de Treviso) e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas . As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas.

História[editar | editar código-fonte]

Uma forma primitiva do radicchio já era utilizada na antiga Roma. Durante a idade média, foi levado para outros países da Europa e, no século XIX difundiu-se para o restante do mundo.

Uso culinário[editar | editar código-fonte]

As folhas do radicchio são adicionadas em saladas frias. Também pode ser usado em risotos e outros pratos quentes.

Uso terapêutico[editar | editar código-fonte]

Contém vitaminas A e C, cálcio e sódio.

Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.