Rafael Llano Cifuentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rafael Llano Styles
Bispo da Igreja Católica
Diocese de Nova Friburgo

Título

Bispo Emérito da Diocese de Nova Friburgo
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 20 de dezembro de 1959
Ordenação Episcopal 29 de junho de 1990
Lema Episcopal OMNIA TRAHAM AD MEIPSUM
Atrairei todos a mim
Dados Pessoais
Nascimento MéxicoCidade do México, 18 de fevereiro de 1933
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo


Dom Rafael Llano Cifuentes (Cidade do México, 18 de fevereiro de 1933) é um bispo da Igreja Católica, emérito da diocese de Nova Friburgo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi ordenado sacerdote da Prelazia do Opus Dei em 20 de dezembro de 1959. Foi ordenado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e titular de Mades em 29 de junho de 1990 sendo o principal consagrante o cardeal arcebispo Eugênio de Araújo Sales. Em 20 de junho de 2004 tornou-se titular da Diocese de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

Licenciou-se em Direito Civil pela Universidade de Salamanca e é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, de Roma. É professor de Direito Matrimonial no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, foi Coordenador da Pastoral Familiar, da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária da Arquidiocese do Rio de Janeiro. De 2003 a 2007 foi Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB. Publicou diversas obras principalmente na área de matrimônio e família.

No dia 20 de janeiro de 2010 teve a sua renuncia, como Bispo Diocesano de Nova Friburgo, aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser Bispo Emérito da mesma diocese. Em 2007 foi eleito Presidente do Regional Leste-1 da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]