Raio globular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Representação de raio globular (séc. XIX)

Um raio ou relâmpago globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. O fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.

É um fenômeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.

Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.

Esse fenômeno tem a capacidade ainda a ser estudada de atravessar matéria, há diversas suposições sobre essa peculiar caraterística, mas acredita-se que é devido ao fato do raio globular ser uma esfera de plasma (gás ionizado e eletricamente estimulado).

O fenômeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte. Uma vez que atinge a terra, provoca buracos circulares, pouco profundos, com geralmente 30 cm, e podem, no caso de haverem animais agrupados (como em pastos) causar uma morte instantânea a todos os seres próximos do alvo. Há relatos em cidades do interior em que as pessoas afirmam ter visto um globo de fogo nas ruas. Existe uma hipótese de que ele seja o fato em que foram inspiradas as lendas sobre o Boitatá.

Em 2014, vários casos foram registrados no Brasil, onde eliminaram inúmeras cabeças de gado, próximas a área atingida.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Raio globular

Ligações externas[editar | editar código-fonte]