Rano Kau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colour photo from a cliff top down onto a pond strewn marsh backed by high cliffs, an area of sea is visible through a gap in the cliffs.
Vista de Rano Kau perto de Orongo, mostrando uma abertura na extremidade do sul da parede da cratera.

Rano Kau é um vulcão extinto de 324 m (1 063 pé) de altura que forma o promontório do sudoeste da Ilha de Páscoa, Chile uma ilha no Oceano Pacífico. Foi formado de fluxos de lava basáltica no Pleistoceno, com suas rochas mais jovens datadas entre 150.000 e 210.000 anos atrás.

A cratera[editar | editar código-fonte]

Mapa que mostra a posição de Rano Kau e dos vulcões Terevaka & Poike

Rano Kau tem um lago de cratera, que é um dos três únicos corpos naturais de água doce da ilha. O lago está localizado aproximadamente 100 metros (330 pé) acima do nível do mar, mas é 200 metros (660 pé) abaixo da mais alta das cristas da cratera. O cone vulcânico é amplamente cercado por água, e grande parte tem sido erodida de volta para formar falésias de alto mar que em um ponto (te kari kari) começaram a cortar a parede da cratera. As paredes internas da cratera são inclinadas em um ângulo de entre 65 ° (mais íngreme, perto da crista) e 45° (mais suave, à beira do lago). Das ruínas da vila cerimonial de Orongo a face do penhasco cai ao sudoeste em um ângulo de 50 ° à costa de mar alguns 300 metros (980 pé) abaixo. Por seu lado norte, o vulcão desce para o Aeroporto Internacional Mataveri.

Rano Kau é património mundial do Parque Nacional Rapa Nui e dá o seu nome a uma das sete seções do parque. O principal local arqueológico em Rano Kau é a aldeia cerimonial arruinada de Orongo, que está localizada no ponto em que o rochedo do mar e a parede interior da cratera convergem. Uma ahu com vários moai foi gravada nos penhascos em Rano Kau na década de 1880, mas tinha caído para a praia no momento da [[Katherine Routledge|expedição Routledge] em 1914.

Bem como o basalto, contém várias outras rochas ígneas, incluindo obsidiana, (para a qual foi uma das principais fontes para os pedreiros da ilha) e pedra-pomes.

A cratera é quase uma milha de largura e tem o seu próprio micro clima. Abrigado dos ventos que molham a maioria do resto da ilha, os figos e as videiras florescem em Rano Kau.[1] A encosta interna foi o local da última árvore toromiro na natureza até que o espécime foi cortado para lenha em 1960.

Foto colorida do pântano espalhado da esplanada circular cercada por penhascos encalhados íngremes cobertos - o mar é visível através de uma abertura nos penhascos na direita
lago da cratera de Rano Kau, com Orongo na extrema direita

Atividade geotérmica[editar | editar código-fonte]

Em algum ponto no início do século XX, o gerente da ilha tomou uma fotografia de vapor saindo da parede da cratera.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rano Kau

Referências

  1. Flenley & Bahn 2003 The enigmas of Easter Island ISBN 0-19-280340-9 page 18
  2. Rachadura de vapor em Rano Kau