Raul Proença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Raul Proença, por Bottelho
Raul Proença (Tela desaparecida)
Monumento em homenagem a Raul Proença, Caldas da Rainha.

Raul Sangreman Proença (Caldas da Rainha, 10 de Maio de 1884Porto, 20 de Maio de 1941), mais conhecido por Raul Proença, foi um escritor, jornalista e intelectual português, membro do grupo que fundou a revista Seara Nova.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, de pensamento multifacetado, definiu-se filosoficamente como idealista e realista, defensor do socialismo democrático no seio de um regime parlamentarista.

Afirmou-se como figura cimeira do pensamento político português no primeiro quartel do século XX, marcando decisivamente a intervenção cívica durante a Primeira República Portuguesa, cujos vícios generalizados e corrupção criticou duramente.

Integrou, para além da Renascença Portuguesa, o grupo fundador da Seara Nova (1921) e o chamado grupo da Biblioteca Nacional (1919-1926). Trabalhou como bibliotecário, ascendendo a chefe dos serviços técnicos da Biblioteca Nacional de Lisboa, da qual era funcionário desde 1911, tendo ali colaborado directamente com Jaime Cortesão quando este dirigiu a instituição.

Combateu o Sidonismo (1918) e a Ditadura Militar (1926) que, em 1927, o condenou ao exílio em Paris.

Regressou a Portugal em 1932, já acometido da grave doença mental que o levaria ao internamento no Hospital Conde de Ferreira, no Porto, onde faleceu vítima de febre tifóide.

Criador do "Guia de Portugal", viajou, registou, escreveu. Gostava do seu país. Raul Proença é avô de Raúl Proença Mesquita, que hoje se afirma nas artes, na escrita e no pensamento.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Raul Proença - Biografia de Um Intelectual Político Republicano - 2 Volumes de António Reis. Edição/reimpressão: 2003. Páginas: 874. Editor: I.N.- C.M. ISBN 9789722711418.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.