Reforma Emancipadora de 1861 na Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Liberation of peasants by B.Kustodiev (1907).jpg

A Reforma Emancipadora de 1861 na Rússia, também conhecida como Emancipação dos Servos (em russo: Крестьянская реформа 1861 года; em português, "Reforma camponesa de 1861") foi a primeira e mais importante das reformas liberais levadas a cabo durante o reinado de Alexandre II da Rússia. A reforma significou a liquidação da dependência servil a que era submetido o campesinato russo.

A base legal da reforma foi o Manifesto de Emancipação, que, em 3 de março de 1861 (19 de fevereiro de 1861, no calendário juliano), proclamou a emancipação dos servos domésticos e dos que trabalhavam em terras privadas. O Manifesto foi seguido por uma série de decretos denominados "Regulações concernentes aos camponeses que deixam a servidão" (Положения о крестьянах выходящих из крепостной зависимости, translit. Polozheniya o krestyanakh vykhodyashchikh iz krepostnoi zavisimosti) e resultou na outorga de plenos direitos de cidadãos livres aos mujiques (servos), tornando-os capazes de estabelecer negócios próprios, bem como de comprar as terras em que habitavam e que trabalhavam. Também podiam casar-se sem precisar de permissão. Os servos domésticos, porém, não tinham a perspectiva de comprar terras, uma vez emancipados.

O Estado também possuía servos nas propriedades imperiais, os quais só foram emancipados em 1866,[1] obtendo, porém, terras melhores e áreas maiores.

Pelo edito, mais de vinte e três milhões de pessoas foram emancipadas.[1] Contudo, mais de 40% das terras da Rússia continuaram nas mãos dos boiardos, enquanto os camponeses permaneceram na miséria, tornando o campo russo uma verdadeira "panela de pressão". Alexandre II foi assassinado em 13 de março de 1881 por militantes do movimento nihilista.[2]

Referências

  1. a b Mee, Arthur; Hammerton, J. A.; Innes, Arthur D.;"Harmsworth history of the world: Volume 7", 1907, Carmelite House, London; p. 5193.
  2. Nihilism, Anarchy and the 21st century, Cap 1: A History of Russian Nihilism

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Reforma Emancipadora de 1861 na Rússia
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.