Rei da Polícia Montada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rei da Polícia Montada
Comic image missing-pt.png
País de origem  Estados Unidos
Língua de origem Inglês
Primeira edição 1935
Género(s) faroeste
aventura
Autor Stephen Slesinger
Argumento Zane Gray
Rommer Gray
Título em português Rei da Polícia Montada (Brasil)
Editor nacional King Features
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Rei da Polícia Montada (no original King of the Royal Mounted) é o nome de uma série de histórias literárias e de quadrinhos, protagonizada pelo personagem fictício Dave King, criado por Stephen Slesinger em 1935. Slesinger adquiriu o direito do uso do nome do popular escritor de western Zane Grey e passou a publicar as histórias sob o título de Zane Grey's King of the Royal Mounted, inicialmente publicada como tira de quadrinhos a partir de 1936.

Soldado e depois Sargento, Dave King é um militar da Polícia do Canadá conhecida no Brasil pelo nome de Polícia Montada. Os quadrinhos foram publicados no Brasil na década de 1950 na revista O Guri e em título próprio na década de 1960 pela Editora O Cruzeiro, com o protagonista sendo chamado de Sargento Ricardo. Depois seria relançado pela RGE sendo que nessas revistas apareceram histórias de outro personagem da Polícia Montada , Dick Valente (Brasil) ou Jim Canada (outros paises da Europa), versão do inglês Dick Daring of The Mounties, publicado originariamente entre 1951 e 1963 [1] .

Depois que Zane Grey se desinteressou pelas tiras, seu filho Romer passou a colaborar com Slesinger na continuação das histórias. Os desenhos nos quadrinhos foram feitos por Allen Dean, Charles Flanders e Jim Gary. Seriados para o cinema foram produzidos em 1937, 1940 e 1942, estrelados por Allan "Rocky" Lane. Houve um filme em 1936 (com Robert Kent).

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

King of the Royal Mounted foi distribuído pela King Features Syndicate e lançado como Pranchas dominicais pela primeira vez em 17 de fevereiro de 1935. Em março de 1936 foi lançada a tira diária.

A tira original foi muito influente e, além de Dick Daring (que depois do término da série original inglesa de Reg Bunn, publicada na revista Thrilling Pictures Library da Fleetway Library a partir de 1961 [2] , teve a produção continuada por artistas espanhois e italianos), surgiu também o Sargento Preston do Yukon, protagonista de um programa radiofônico e depois série de TV de 78 episódios, distribuidos por três temporadas entre 1955 e 1958 [3] . A ação se passava por volta de 1890 e o sargento da Polícia Montada era auxiliado pelo cão Yukon King. A Four Color publicou 4 números com esse personagem que depois teria título próprio que duraria mais 25 números (5 a 29).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]