Richard Felton Outcault

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Felton outcault

Richard Felton Outcault (Lancaster, Ohio, 14 de Janeiro de 1863 - Flushing, Nova York, 25 de Setembro de 1928), autor e ilustrador de tiras de quadrinhos norte-americano. Foi o criador da série The Yellow Kid e é considerado o inventor da tira em quadrinhos moderna.

Outcault começou sua carreira como desenhista técnico de Thomas Edison, e como arte-finalista de humorísticos nas revistas Judge e Life. Ele logo juntaria-se à New York World, que passou a usar as tiras de Outcault para um suplemento em cores experimental que usava um único cartum em um painel na capa chamado "Hogan's Alley", que estreou em 5 de maio de 1895.

Em outubro de 1896 Outcault desertou para o New York Journal, gerando um processo que resultou na posse pela New York World do título "Hogan's Alley".

The Yellow Kid

No Journal, Outcault passou a experimentar com o uso de múltiplos painéis e balões de diálogo. Embora não tenha sido o primeiro a usar ambas as técnicas, foi ele quem criou o padrão pelos quais os quadrinhos seriam medidos.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Richard Felton Outcault