Richard Knötel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Knötel
Nascimento 12 de janeiro de 1857
Glogau
Morte 26 de abril de 1914 (57 anos)
Berlim
Nacionalidade Império Alemão alemão
Ocupação ilustrador

Richard Knötel (12 de janeiro de 1857 - 26 abril de 1914) foi um artista alemão, pioneiro do estudo do uniforme militar. Seu trabalho nessa área permanece como referência para historiadores e entusiastas da história militar, mesmo quase um século depois de sua morte. Sua obra é insuperável em qualidade, variedade de temas abordados e a quantidade de produções.

Preußische Kavallerie der Landwehr in den Befreiungskriegen 1813-1815, um trabalho de Richard Knötel

Biografia[editar | editar código-fonte]

Knötel nasceu em Glogau em 1857. Seu pai, August Knötel, era um professor de arte e deu-lhe aulas de desenho e pintura a partir de uma idade precoce. Neste tempo, Knötel desenvolveu um interesse em moda militar e história. Ao final da adolescência, ele já trabalhava como ilustrador para o jornal baseada em gráficos, "Illustrierte Zeitung", bem como para postais e revistas. Em 1880, com uma reputação estabelecida, Knötel foi inscrito na Academia de Belas Artes de Berlim.

Depois de seus estudos, ele começou a colecionar livros sobre história militar europeia (acredita-se que com a sua morte ele possuía mais de 9000 títulos), e começou a trabalhar em sua peça mais famosa: "Uniformenkunde", uma enorme coleção de placas sobre os exércitos da Europa a partir do século XVII até 1914. "Uniformenkunde" ainda é talvez a peça mais amplamente referenciada de trabalho sobre o estudo do traje militar do início da era moderna, e ainda é usado como uma fonte hoje. Assim como um ilustrador, Knötel foi um pintor talentoso, que era conhecido em toda a Alemanha para seus súditos militares. Como artista, ele desenvolveu uma amizade com o também famoso artista militar Carl Röchling, com quem escreveu o título "Der Alte Fritz in 50 Bildern für Jung und Alt (1895)" ("O Velho Fritz em 50 fotos para jovens e idosos (1895)"),[1] um livro familiar de história militar alemã, e sua continuação, "Die Königin Luise in 50 Bildern für Jung" ("A rainha Louise em 50 fotos para jovens e idosos", de 1896).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Richard Knötel