Rio Cebu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Rio Cebu
Quadro de Eugène Delacroix de 1858 representando o Rio Cebu
Comprimento 458 ou 614 km
Nascente Montanhas do Atlas Médio
Caudal médio 137 m³/s
Foz Oceano Atlântico
Altitude da foz 0 m
Área da bacia 40 000 km²
Afluentes
principais
Uarga, Baht e Inaouen
País(es)  Marrocos
Rio Cebu está localizado em: Marrocos
Rio Cebu
Localização da foz do Cebu em Marrocos
Coordenadas 34° 15' 47" N 6° 40' 42" O
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Cebu

O rio Cebu (em francês: Sebou; em árabe: سبو) é um rio no norte de Marrocos. O rio tem 458 ou 614 km de comprimento e um caudal de 137 m/s. O Cebu é o segundo maior rio em caudal e comprimento no país (o primeiro é o Morbeia [Oum Er-Rbia]). A nascente encontra-se nas montanhas do Atlas Médio (árabe: الأطلس المتوسط‎). Passa junto à cidade de Fez e desagua no Oceano Atlântico, em Mehdia.

É navegável somente numa extensão de 20 km (em linha reta) até Kenitra, que é a única cidade que tem um porto fluvial em Marrocos. Os afluentes mais importantes são os rios Uarga (Ouergha), Baht e Inaouen. O rio apoia a irrigação na região mais fértil de Marrocos: o Gharb-Chrarda-Beni Hssen.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.