Roel Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roel Coutinho
Roel Coutinho
Nascimento 4 de abril de 1946 (78 anos)
Laren
Cidadania Reino dos Países Baixos
Ocupação médico, professor universitário, microbiologista, virólogo, infectologista, epidemiologista
Empregador(a) Universidade de Utreque, Universidade de Amsterdã

Roel Coutinho (Laren, 4 de abril de 1946) é um médico neerlandês, microbiologista e ex-diretor do Centro de Controlo das Doenças Infeciosas, como parte do Instituto Nacional da Saúde Pública e do Ambiente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após estudar medicina em Amesterdão, Coutinho trabalhou como médico tropical na Guiné-Bissau e no Senegal. Também trabalhou no Bangladexe para erradicar a varíola.[1] Ao regressar aos Países Baixos especializou-se como microbiologista, e em 1977 tornou-se chefe do Departamento de Saúde Pública do Serviço de Saúde Comunitária em Amesterdão. Atuou no combate às doenças sexualmente transmissíveis, após o vírus da imunodeficiência humana e a síndrome da imunodeficiência adquirida terem sido descobertos. Em 1984 doutorou-se com uma tese sobre infeções sexualmente transmissíveis em homens homossexuais.

Em 1989 tornou-se professor de epidemiologia e prevenção de doenças infeciosas do Centro Médico Académico da Universidade de Amsterdão.[2] Em 2000 foi nomeado diretor do GGD em Amesterdão. A 1 de fevereiro de 2005 juntou-se ao Instituto Nacional da Saúde Pública e do Ambiente como diretor de sector do Centro de Controlo das Doenças Infeciosas.

Roel Coutinho também foi responsável pela Equipa Dirigente de Surtos. A 1 de maio de 2011 foi nomeado professor de ciências da vida da Universidade de Utreque.[3] A 15 de agosto de 2013 foi sucedido por Jaap van Dissel, como chefe do Departamento de Doenças Infeciosas do Centro Médico da Universidade de Leida.

Referências

  1. Kuiper, R (2010). «Virus vangen». Quest (em neerlandês). 7 (7): 22-27 
  2. Kromhout, Bas (2001). «Roel Coutinho, Pionier van de AIDS-bestrijding». Historisch Nieuwsblad (em neerlandês) (3) 
  3. Budding, Alida (3 de maio de 2011). «Roel Coutinho eerste hoogleraar voor Utrecht Life Sciences». Medical Facts (em neerlandês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre microbiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.