Rot-Weiß Essen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rot-Weiss Essen e.V.
Rot-Weiss Essen.png
Nome Rot-Weiß Essen
Alcunhas RWE

Os Vermelho-Brancos

Fundação 1º de fevereiro de 1907 (107 anos)
Estádio Georg-Melches-Stadion
Capacidade 22.500
Presidente Stefan Meutsch
Treinador Waldemar Wrobel
Material esportivo Alemanha Nike
Competição Regionalliga West (IV)
Divisão 2012
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Rot-Weiss Essen é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 1 de fevereiro de 1907, sediada em Essen, cidade da Renânia do Norte-Vestfália.

História[editar | editar código-fonte]

O início[editar | editar código-fonte]

A sociedade esportiva veio a ser formada com o nome de SV Vogelheim da fusão de dois clubes menores: SC Preussen e Deutsche Eiche. Em 1910, o Vogelheim fez um acordo com o Turnerbund Bergeborbeck, que permitiu a ambos de criar uma equipe de futebol. Os jogadores, em 1913, fundaram um próprio clube, o Spiel- und Sportverein Emscher-Vogelheim, que mudou de nome para Spiel und Sport 1912 após a Primeira Guerra Mundial. Enfim, em 1923, a equipe se reuniu novamente ao Turnerbund Bergeborbeck para criar o Rot-Weiss Essen.

Entrada na Gauliga[editar | editar código-fonte]

Em 1938, o time ingressou no futebol de alto nível da Gauliga Niederrhein, uma das dezesseis máximas divisões formadas, em 1933, a partir da reorganização do futebol alemão sob a égide do Terceiro Reich. A equipe ficou a apenas um ponto de conquistar o título da divisão em 1941. Em 1943, em tempo de guerra, atuou junto ao BV Altenessen com uma equipe mista chamada KSG SC Rot-Weiß Essen/BV 06 Altenessen. Na temporada sucessiva se uniu também ao BVB Essen, mas jogou somente uma vez, em uma temporada abortada por conta da Segunda Guerra Mundial.

Ascensão e queda[editar | editar código-fonte]

O clube voltou ao futebol de primeira divisão na Oberliga West, em 1948. Uma série de apresentações convincentes o levaram à vitória no campeonato de 1952. O ápice do sucesso chegou com a vitória por 2 a 1 contra o Alemannia Aachen, na final da Copa da Alemanha de 1953. Dois anos depois, a 26 de junho de 1955 sagrou-se pela primeira e única vez campeão alemão com uma vitória por 4-3 sobre o FC Kaiserslautern. Na temporada seguinte, o Rot-Weiss se tornou a primeira agremiação alemã a se qualificar para a UEFA Champions League. Helmut Rahn se tornou o primeiro atleta do clube a se qualificar para o prêmio bola de ouro, alcançando a segunda posição na edição de 1957.

O rendimento da equipe piorou após esses êxitos. O Rot Weiss se tornou um time de médio porte antes de cair em 1961. Disputou grande parte dos anos 1960 na segunda divisão, mas conseguiu fazer a sua primeira aparição na Bundesliga na temporada 1966-1967. Fez o seu retorno à Bundesliga por duas temporadas. Em 1969-1970, e novamente por quatro temporadas a partir de 1973-1974. Atualmente, é considerado um time de segunda ou de terceira divisão, tendo passado uma só temporada na Oberliga Nordrhein (IV), em 1998-1999.

O clube foi atingido por problemas financeiros que o levaram a ter a licença cassada em 1984, 1991 e 1994, e que o levaram todas essas vezes, como consequência, ao rebaixamento da 2.Bundesliga. Nesse período os momentos melhores se resumiram à vitória no campeonato de diletantes, em 1992, e uma aparição, em 1994, na final da Copa da Alemanha, quando perderam o confronto contra o Werder Bremen.

Os últimos anos[editar | editar código-fonte]

O Rot Weiss retornou à Regionalliga Nord (III), em 1999, e avançou à 2.Bundesliga na temporada seguinte. Na temporada 2007-2008 militou na Regionalliga por conta do décimo-quinto lugar conquistado na Zweite Bundesliga no ano precedente.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Rot-Weiss joga no Georg-Melches-Stadion, o qual possui capacidade para 15.000 lugares. Leva o nome de um ex-presidente do clube. Fica situado em Hafenstraße, rua do Porto. A equipe goza de um bom suporte por parte dos torcedores, obtendo um público médio de mais de 6.000 expectadores por partida.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • Em 1956, o campo de jogo da equipe se tornou o primeiro da Alemanha Ocidental a ser dotado de iluminação artificial.[1]
  • Em novembro de 2005, Pelé se tornou membro honorário da agremiação (inscrição: 23101940).[2] [3] [4]
  • Os torcedores do clube são simpáticos ao FC Kray, equipe da mesma região, que disputa a Regionalliga West (IV).

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Ídolos do clube[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências