Rubens Ometto Silveira Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rubens Ometto Silveira Mello
Nascimento
Piracicaba, São Paulo,  Brasil
Nacionalidade  Brasil
Ocupação Empresário

Rubens Ometto Silveira Mello (Piracicaba, São Paulo, Brasil) é um empresário brasileiro [1] , formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É Presidente do Conselho de Administração da Cosan (IBOVESPA: CSAN3), uma das maiores corporações empresariais do país, com negócios nos setores de energia e infraestrutura. O executivo desempenha a mesma função nos Conselhos da Raízen e da Comgás.

Rubens Ometto Silveira Mello tem mais de 40 anos de experiência na gestão dos setores agrícolas imobiliários, energia, alimentos, logística e infraestrutura. Também foi um dos fundadores da UNICA – Associação Brasileira da Indústria de Cana.

Antes de ingressar na Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello atuou, de 1971 a 1973, como executivo corporativo no Unibanco - União de Bancos Brasileiros SA. Em 1974, passou a integrar o grupo Votorantim [2] , tornando-se diretor financeiro da empresa. Ainda na década de 70, foi o primeiro presidente do conselho da TAM Linhas Aéreas, empresa em que sua família tinha participação.

Em 1986, Rubens Ometto Silveira Mello entrou no negócio da família e participou ativamente do plano de crescimento da empresa, que consolidou a Cosan como a maior produtora de açúcar e etanol no Brasil e a posicionou entre as maiores do mundo na década de 2000. [3]

A Cosan tornou-se uma produtora e distribuidora integrada de açúcar e etanol por meio de aquisições e novas parcerias. Ampliou seu portfólio , que vai desde produção de açúcar e etanol, cogeração, distribuição de combustíveis e produção de óleos base e lubrificantes, até um sistema de logística, levando as exportações agrícolas do campo para o Porto de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, além da gestão de propriedades agrícolas.

Em 2005, a Cosan abriu seu capital na Bolsa de Valores brasileira e, em 2007, na Bolsa de Nova York. Em 2008, comprou da ExxonMobil os ativos da varejista e distribuidora de combustível Esso. [4]

Já em 2008, Rubens O. S. Mello criou a empresa de soluções de logística Rumo, favorecendo a produtividade nos negócios de açúcar da Cosan. No mesmo ano, foi criada a Radar, empresa imobiliária agrícola com o objetivo de buscar novas oportunidades de negócios no segmento agricultor. Em 2010, Rubens O. S. Mello. recebeu o prêmio de Empreendedor do Ano pela Revistas Isto É Gente e Isto É Dinheiro.

No ano seguinte, foi criada a Raízen, joint venture entre a Cosan e a Shell [5] , trazendo uma receita de R $ 50 bilhões e colocando a Raízen na 5ª posição do ranking de Empresas Brasileiras em termos de receita. Em 2011, a Cosan iniciou a distribuição exclusiva de lubrificantes Mobil para a Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Em 2012, adquiriu o controle da Comgás [6] , maior distribuidora de gás natural do país. A aquisição foi uma das 10 maiores do ano. A compra da empresa britânica Comma Oil and Chemicals Limited, em 2012, marca a entrada da Cosan no mercado europeu de lubrificantes. No mesmo ano, em uma ação que representa a ampliação da presença da empresa no setor de logística, o empresário anunciou o interesse de ser um dos controladores da ALL - América Latina Logística. Também em 2012, logo após ganhar o prêmio de Melhor Empresa no negócio de açúcar e etanol, a Cosan foi escolhida Empresa do Ano pelo Valor 1000, anuário mais importante do setor.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]