Rádio Caiari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Caiari
Sociedade de Cultura Rádio Caiari Ltda.
País Brasil
Frequência(s)
  • FM 103,1 MHz
  • Antigas frequências: 1430 kHz (1961-2018)
Sede Porto Velho, RO
Slogan "A radio católica no coração da gente”
Fundação 18 de dezembro de 1961 (62 anos)
Fundador Padre Victor Hugo e Bispo Dom João Batista Costa
Pertence a Arquidioce de Porto Velho-RO
Proprietário(s)
  • Dom Roque Paloschi - Presidente
  • Padre Geraldo Siqueira - Diretor Geral
Gênero Católica, Jornalismo, Músicas, Esportes.
Afiliações Rádio Aparecida e Rede Católica de Rádio
Afiliações anteriores Rádio Bandeirantes (2003-2018)
Idioma Português (Brasil)
Prefixo ZYW 320
Dados técnicos Potência ERP: 10 kW
Webcast [1]
Aplicativo móvel Google Play: [2]
Página oficial [3]

A Rádio Caiari é uma estação de rádio brasileira localizada na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia, que é sintonizada na frequência 103,1 MHz FM.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Caiari é uma emissora católica fundada na década de 60 e atualmente controlada pela Arquidiocese de Porto Velho, sob a presidência de Dom Roque Paloschi – Arcebispo; em sua programação, tem o segmento religioso e jornalístico, com o apoio da Rádio Aparecida; e muita evangelização aos seus ouvintes.

Com a finalidade de ser “uma voz para tirar do isolamento o povo de uma cidade cravada no extremo noroeste do país e abrir os horizontes da comunicação com o Brasil e o mundo". Teve sua primeira transmissão no dia 18 de dezembro de 1961 direto da instalação provisória localizada nas dependências do Colégio Dom Bosco, num vão debaixo de uma escadaria.

Enquanto eram dados os primeiros passos para a legalização, surgiu a pergunta: Qual nome sereia dado à emissora? No começo, tratava-se de uma iniciativa sem nome: Transmissor do Colégio Dom Bosco. "Uirapuru", o pássaro cuja voz silencia os demais da floresta. Já existia no Nordeste uma emissora com o nome "Rádio Uirapuru". Portanto, outro nome, mas qual?

Foi então que o padre, Vitor Hugo escolheu Caiari, o nome primitivo do Rio Madeira, e o nome também do único bairro então organizado com simetria na cidade de Porto velho.

A Rádio Caiari é tida como um patrimônio histórico em atividade até hoje, pois já atravessou geração e continua informando com muita responsabilidade seus ouvintes.

Referências

  1. Sônia Caldas Pessoa (6 de setembro de 2010). «Panorama do rádio em Porto Velho» (PDF). Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. p. 8 e 9. Consultado em 23 de abril de 2017

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.