Sébastien Érard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sébastien Érard
Sébastien Érard
Nascimento 5 de abril de 1752
Estrasburgo
Morte 5 de agosto de 1831 (79 anos)
Passy, Paris
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise, Grave of Érard
Nacionalidade francês
Cidadania França
Ocupação empreendedor, fabricante de pianos, fabricante de instrumentos musicais, músico, colecionador de arte
Obras destacadas Catalogue des tableaux italiens, flamands, hollandais et français des anciennes écoles, qui composent la magnifique galerie de M. le chevalier Erard, Ordre qui sera suivi pour la mise aux enchères des tableaux, composant la galerie de feu M. le Chevalier Séb. Érard
Instrumento piano

Sébastien Érard (1752-1831) foi um notório fabricante francês de instrumentos musicais, em especial de pianos e harpas.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sébastien Érard nasceu em Estrasburgo. Enquanto criança mostrou grande aptidão para a geometria prática e desenho arquitetónico, e na oficina de seu pai, que era estofador, encontrou oportunidade para o exercício antecipado de sua engenhosidade mecânica. Quando tinha 16 anos o seu pai morreu, e mudou para Paris, onde obteve um emprego num grande fabricante de cravos. Aqui demonstrou a sua notável habilidade construtiva, embora rapidamente captasse o ciúme de seu mestre.[2]

Antes dos 25 anos montou negócio próprio: a sua primeira oficina foi num quarto de hotel da duquesa de Villeroi, que lhe deu um caloroso encorajamento. Construiu um pianoforte pela primeira vez em 1777 na sua fábrica de Paris, mudando quinze anos mais tarde para Londres, na Great Marlborough Street, para escapar à Revolução Francesa. A sua fama crescente e as diversas comissões para satisfazer os gostos de Luís XVI e de Maria Antonieta tinham-no colocado em risco.

Retornando a Paris em 1796, logo depois introduziu pianos de cauda, feitos à moda inglesa, com melhoramentos introduzidos pelo próprio. Em 1808 visitou novamente Londres, onde, dois anos depois, produziu a sua primeira harpa de duplo movimento. Ele já tinha feito várias melhorias no fabrico de harpas, mas o novo instrumento foi um imenso avanço, e obteve tal reputação que após algum tempo dedicou-se exclusivamente ao seu fabrico. Foi dito que, no ano seguinte à sua invenção Érard fez harpas no valor de 25.000 libras. Em 1812 voltou a Paris, e continuou a dedicar-se ao aperfeiçoamento dos dois instrumentos com que o seu nome está associado. Em 1823 coroou o seu trabalho com a elaboração do seu modelo de piano de cauda com o escapamento duplo. Érard faleceu em Passy, Paris.

Patentes para a harpa[editar | editar código-fonte]

Uma harpa Érard

Em novembro de 1794 Érard registou a primeira patente inglesa para a harpa ("Melhorias em pianos e harpas", patente no. 2016), um refinadíssimo instrumento de ação única (afinado em mi bemol) que pode ser tocado em oito tonalidades maiores e cinco menores, graças ao seu engenhoso mecanismo que permitia que a afinação das cordas fosse reduzida em um semitom.

O Érard movimento de "duplo" sete-pedal de acção para a harpa (aperfeiçoado e patenteado no verão de 1810, sem patente 3332) permite que cada seqüência de caracteres para ser reduzido por um ou dois semitons, criando um tom inteiro. Esse mecanismo, usado ainda por moderno pedal-harpa fabricantes, permite que um harpista para executar em qualquer configuração de chave ou cromática. Era uma inovação um popular que Érard vendidos no valor de £ 25.000, de harpas no primeiro ano do lançamento do novo instrumento.

Patentes para o piano[editar | editar código-fonte]

Um piano Érard

Érard ação de piano (patente n º 4631 Inglês, 1821) é o antecessor aos utilizados na grands modernos, a alavanca de repetição nestes escapamento duplo "acções permite notas de ser repetido mais facilmente do que em ações individuais. É apenas uma das muitas inovações Érard ainda encontrado em pianos modernos - por exemplo, Érard foi o primeiro fabricante em Paris para ajustar os pedais no piano, seu instrumento e teve vários pedais. Havia o costume sustentação pedal, uma mudança de ação, uma celeste, fagote e um pedal (que colocou contra as cordas de couro para torná-los buzz). A alavanca de joelho moveu a ação mais do que a ação de deslocamento do pedal, fazendo com que os martelos greve apenas uma corda. Outras patentes piano Érard lidar principalmente com aspectos técnicos da ação de teclado, caixa acústica, e mecanismo de ajuste, praticamente todas essas inovações são mantidas em design moderno piano.

Artistas notáveis[editar | editar código-fonte]

Pianos Érard também foram amplamente apreciados pelos músicos lugar - Beethoven, Chopin, Fauré, Haydn, Herz, Liszt, Mendelssohn, Moscheles e Verdi são apenas alguns dos compositores famosos que possuía Èrard pianos. Meio da carreira, Paderewski viajou em turnês com o seu piano Érard próprios.

Franz Liszt terá tocado num piano Érard de seis oitavas em Paris em 1824. Érard colocou sob contrato de cerca de desta vez até 1825, quando ele viajou para Inglaterra eles patrocinados e ele jogou seus pianos.

Referências

  1. Klic Educação: Sébastien Érard
  2. Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público. A EB indica que construiu o primeiro pianoforte em 1780.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]