Santo Ivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santo Ivo
Vitral de Santo Ivo em Huelgoat, na Bretanha
Frade Franciscano
Nascimento 17 de outubro de 1253 em Minihy-Tréguier, na Bretanha, na França
Morte 19 de maio de 1303 em Trégor, na Bretanha, na França
Veneração por Igreja Católica
Canonização 1347 por Papa Clemente VI
Festa litúrgica 19 de maio
Atribuições uma bolsa em uma das mãos, representando todo o dinheiro que dava aos pobres e um pergaminho na outra mão, representando seu cargo de juiz eclesiástico. Também costuma ser representado entre um rico e um pobre.
Padroeiro de todos os profissionais da área de Direito, especialmente dos advogados. É um dos dois santos padroeiros da Bretanha.
Gloriole.svg Portal dos Santos

Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou Santo Ivo (Minihy-Tréguier, 17 de outubro de 1253  — 19 de Maio de 1303) é o santo católico padroeiro dos advogados1 . Seu nome em língua francesa é Yves Hélory de Kermartin.

Foi franciscano terciário (da Ordem Terceira de São Francisco).

Nascido em Minihy-Tréguier na Bretanha, na França, foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito.

Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico na diocese de Rennes2 . Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital no solar de Kermatin que herdou dos pais3 , onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.

Em 19 de maio comemora-se o seu dia.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santo Ivo