Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senac)
Ir para: navegação, pesquisa
SENAC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Senac logo.svg
Tipo Entidade privada
Fundação 10 de janeiro de 1946
Localização Brasil
Diretor(a) Sidney Cunha
Docentes 17.888
Alunos 1.121.553 matrículas (2007)[1]
Afiliações CNC
Orçamento anual 1,5 bilhões (2008)[2]
Página oficial www.senac.br

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade. Foi criado em 10 de janeiro de 1946 na Rua Florêncio de Abreu em São Paulo. É administrado pela Confederação Nacional do Comércio (Fecomercio).

No SENAC há também cursos para "jovens aprendizes", entre idade de 14 e 24 anos (e sem limite de idade para portadores de deficiências), com a capacitação e desenvolvimento da qualificação profissional dos jovens na entrada do mercado de trabalho.

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em Comércio de Bens e Serviços.

Ao longo destes 64 anos de atividades, o Senac espalhado por todo o Brasil preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador, por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação, incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa SenacMóvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o Mundo do Trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros, a cada ano.

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. Hoje, o Centro Universitário Senac, em Sao Paulo, oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico). No interior do Estado, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão — nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e de gastronomia. Na capital, o Campus Santo Amaro abriga cursos superiores de todos os segmentos do Senac. Com 120 mil m², foi inaugurado em 2004 com a mais moderna infra-estrutura educacional, incluindo biblioteca com 90 mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.

Expansão[editar | editar código-fonte]

A escola inaugurou suas primeiras unidades no interior a partir da segunda metade dos anos 40.[3] [4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.