Setter irlandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Setter Irlandês Ruivo)
Ir para: navegação, pesquisa
Setter irlandês
Nome original Irish Red Setter
País de origem  Irlanda
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 7
Seção 2 - Cães de Parar ou Cães Apontadores - de parar britânicos
Estalão #120 13 de março de 2001

A setter irlandês[Nota] (em inglês: Irish Red Setter) é uma raça canina europeia proveniente da Irlanda. Originalmene desenvolvido como cão de caça, é fruto dos cruzamentos entre o setter irlandês ruivo e braco e um outro cão de origem desconhecida, embora saiba-se que tinha cores em vermelho sólido. Esta raça então, já estabelecida no século XVIII, teve seu primeiro padrão reconhecido em 1886.[1] Fisicamente é um cão de pelagem macia e comprida, vigoroso, atlético e de gentil expressão.[2] Sua personalidade é descrita ainda como juvenil, já que possui um amadurecimento tardio, extrovertida e descuidada. Todavia, apesar de considerado bom cão de companhia devido a seu temperamento e lealdade, é bastante útil ainda como cão de trabalho em virtude de sua rapidez e tolerância com outros cães, o que o permite trabalhar em matilha.[3]

Raça dita moderadamente saudável, é suscetível a doenças genéticas com:[4] A síndrome da dilatação vólvulo-gástrica,[5] a displasia,[6] a atrofia progressiva da retina,[7] e a epilepsia.[8]

Referências

  1. Irish Red Setter Background. Irish Red Setter Club. Página visitada em 16 de agosto de 2008.
  2. Diccionário Lello Universal. Portugal: [s.n.]. 1056 pp. vol. 4.
  3. Fogle (2009), pág 228
  4. Irish Setter Health & Wellness Standard. Irish Setter Health org. Página visitada em 16 de agosto de 2008.
  5. Veterinária em Foco – Vol. 1, n. 1 (maio/out 2003),119 (PDF). Universidade Luterana do Brasil - Ed. ULBRA, 2003. Página visitada em 18 de agosto de 2008.
  6. Hip Dysplasia. Orthopedic Foundation for Animals. Página visitada em 17 de agosto de 2008.
  7. Atrofia Progressiva da Retina. Dog Times - Dicas de Saúde. Página visitada em 18 de agosto de 2008.
  8. Understanding Your Pet's Epilepsy. College of Veterinary Medicine, University of Missouri. Página visitada em 17 de agosto de 2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Setter irlandês
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.