Shawn Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shawn Lane
ShawnLane.jpg
Shawn Lane
Informação geral
Nome completo Shawn Lane
Nascimento 21 de Março de 1963
Origem Memphis, Tennessee
País  Estados Unidos
Data de morte 26 de setembro de 2003 (40 anos)
Gênero(s) Rock Instrumental, Jazz, Jazz Fusion, Hard Rock
Instrumento(s) Guitarra, Piano
Período em atividade 19772003
Afiliação(ões) Black Oak Arkansas
The Willys
Jonas Hellborg
Página oficial www.shawnlane.com

Shawn Lane (Memphis, 21 de Março de 1963 - Memphis, 26 de Setembro de 2003) foi um músico norte-americano. Exímio guitarrista e pianista, integrou a banda Black Oak Arkansas com apenas 14 anos, mais tarde lançando uma série de álbuns instrumentais, explorando gêneros diversos - do jazz fusion à música típica indiana - em parceria com o baixista Jonas Hellborg.

Reconhecido por ser um guitarrista de técnica invejável, Shawn Lane lançou também diversas vídeo-aulas explorando métodos de improvisação e harmonia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Shawn Lane nasceu em Memphis, Tennessee. Na infância teve aulas de piano, dedicando-se a guitarra a partir dos 10 anos. Iniciou sua carreira profissional com a banda Black Oak Arkansas aos 14 anos. Após um período de 4 anos em turnê, Lane passou a dedicar-se a composição do material que seria usado em seu primeiro álbum, Powers of Ten, que foi bem recebido pela mídia especializada. Seguiram-se em sua carreira solo Powers of Ten Live!, gravado ao vivo em 1993, e The Tri-Tone Fascination, de 1999.

Shawn Lane eventualmente iniciou uma longa parceria com o baixista Jonas Hellborg, lançando álbuns como Abstract Logic, de 1995.

Morte[editar | editar código-fonte]

Shaw Lane era portador de Psoríase crônica e tinha problemas de obesidade. Morreu em 26 de Setembro de 2003 em Memphis com insuficiência respiratória.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo:

Com Michael Shrieve:

Com Jonas Hellborg:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]