Shimazu Nariakira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shimazu Nariakira
Shimazu Nariakira
Nascimento 28 de abril de 1809
Edo
Morte 24 de agosto de 1858
Kagoshima
Sepultamento Fukushō-ji
Cidadania Japão
Progenitores
  • Shimazu Narioki
  • Iyo-hime
Cônjuge Eijuin, Ijūin Suma
Filho(a)(s) Shimazu Teruko
Irmão(ã)(s) Ikeda Naritoshi, Shimazu Hisamitsu, Kō-hime
Ocupação samurai
Causa da morte cólera
O Shūseikan, área industrial estabelecido por Shimazu Nariakira em 1852 em Iso, província de Satsuma. Uma " construção estrangeira" (異人館) foi construído para abrigar sete  técnicos ingleses. 1872 fotografia.
O primeiro navio de guerra Ocidental, foi construída a partir de desenhos técnicos holandeses, sob governo de Nariakira.

Shimazu Nariakira (島津 斉彬? 28 de abril de 1809 – 24 de agosto de 1858) foi um senhor feudal (daimiô) japonês do período Edo, o 28.º na linhagem de senhores do Domínio de Satsuma. Ele era conhecido como um inteligente e sábio senhor, era muito interessado em rangaku. Ele foi sepultado, como o Xintoísmo Kami Terukuni Daimyōjin (照国大明神?) em Maio de 1863.

Início da vida e ascensão ao poder[editar | editar código-fonte]

Shimazu Nariakira nasceu no Satsuma, no período Edo, em 28 de abril, de 1809. Ele subiu ao poder como daimyō de Satsuma depois de sobreviver a uma horrível e árdua guerra dentro de sua própria família, conhecida como a Oyura Sōdō ou o Takasaki Kuzure.[1] Ele enfrentou muita oposição em Satsuma e por isto passou a maior parte de sua vida em Edo; assim, ele acabou por ser considerado um estranho em suas próprias terras. Em sua busca para se preparar para potenciais agressões do Ocidente, ele também enfrentou muitos militares e escolas de pensamento inimigas que discordavam com o plano para reforçar a defesa costeira.

No contexto da época, Nariakira, seu pai e Zusho acabaram por se desentender, tal fato foi causado pelo desejo que Nariakira tinha de investir em tecnologia e defesa e tal ideia não era compartilhada por seu pai ou por Zucho.[2] Narioki e Zusho tiveram mútuo desdém e desconfiança por Nariakira, tal fato acabou por isolar Nariakira de Satsuma, o que fez com que o primeiro não tivesse acesso às fontes de informações a respeito de Satsuma, dos funcionários ou dos seus negócios com o xogunato.[2]

Nariakira chegou em Satsuma para tentar resolver a crise, conforme as ordens do oficial de alta Abe Masahiro, em 25 de junho de 1846. Um navio francês que tinha chegado em Ryūkyū em 1844, e dois navios Britânicos iriam atracar no ano seguinte, exigindo tratados de amizade e comércio; como eram reinos considerados semi-independentes e não parte do Japão, isto representou um grande dilema. Nariakira e Abe Masahiro decidiu que, apesar das políticas de reclusão, relações deveriam ser permitidos em Ryūkyū, tal seria melhor que se arriscar a violentos conflitos com as potências ocidentais.[2]

As três filhas de Shimazu Nariakira 

O amor à educação e a cultura Ocidental[editar | editar código-fonte]

Nariakira foi considerado um dos mais sábios daimyō de seu tempo, graças ao seu amor à educação. A fim de entender melhor este ponto, sua história e educação devem ser analisadas:

Em 1812, aos três anos de idade, Nariakira foi designado herdeiro do Satsuma. Como qualquer herdeiro, Nariakira foi preparado para o seu futuro papel, recebendo uma educação adequada, com artes marciais, artes e conteúdo acadêmico[3]  Nariakira compartilhado seu avô Shigehide fascínio com a cultura Ocidental e a aprendizagem. O jovem Nariakira era fascinado pela coleção de itens ocidentais de seu avô, que incluía relógios, instrumentos musicais, telescópios, microscópios, e armas.[3] No curso de sua educação, ele também foi ensinado a ler e a escrever letras Romanas, e mais tarde veio a usar tais letras para escrever palavras Japonesas como uma forma pessoal de código.[3] Nariakira conheceu Philipp Franz von Siebold, um médico alemão que serviu como o diretor da Companhia holandesa da Índia Oriental (Vereenigde Oostindische Compagnie) em Nagasaki, tornando-o um dos poucos Japoneses da época a ter amizade um Ocidental.[3]

Morte e legado[editar | editar código-fonte]

No decorrer de sua vida, Nariakira fez muitos amigos em posições relevantes. Estas ligações vieram a calhar durante seus esforços para forçar a aposentadoria de seu pai. Abe Masahiro, que, na época, era um rōjū, foi um desses amigos. Abe foi um dos que colocaram Nariakira encarregado de Satsuma, através de um Tratado de Comércio feito com o ocidente.

Abe e, indiretamente, Tokugawa, foram pressionados por Nariakira a removerem da responsabilidade sobre o tratado de comércio, pedindo que a confiança fosse nele, e não em seu pai ou Zusho Hirosato.[2] Narioki e Zusho haviam provado não serem confiáveis.[2] Abe sabia que a única maneira Nariakira poderia obter controle de Ryūkyū seria se o pai deste e Zusho fosse removidos; através de intervenção, o que acabou acontecendo.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

  • Senhor de Primeiro Grau (16 de maio de 1901, póstumo)

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Iwata, 29
  2. a b c d e Sakai.
  3. a b c d Ravina, 44

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Shimazu Nariakira no Wikimedia Commons