Siderurgia de Völklingen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Siderurgia de Völklingen *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Vhbabansicht.jpg
Vista para a siderurgia
País Alemanha
Critérios (ii)(iv)
Referência 687
Coordenadas 49º14'40"N 6º51'00"E
Histórico de inscrição
Inscrição 1994  (18ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Siderurgia de Völkilingen situa-se perto da cidade alemã de Völklingen e é a única em toda a Europa Ocidental e América do Norte que, sendo equipada entre o final do século XIX e começo do século XX, desde então se manteve intacta. Ocupa 6 hectares.

O Engenheiro Julius Bruch construiu a fundição em 1873, que interrompeu as operações seis anos depois em virtude dos altos impostos cobrados. Dois anos depois vendeu a fundição a Carl Röchling, que no ano seguinte inaugurou o primeiro alto-forno.

O investimento deu certo e em 1890 Völkilingen já era a maior produtora de vigas de aço do império germânico. Quase dez anos depois, em 1898/1899 testaram a gasolina como combustível, e obtiveram éxito, sendo que em 1900 já usavam gasolina em motores de combustão interna.

Em 1911 Völkilingen já era uma indústria e produzia diversos tipos de artigos, além de todo tipo de bugingangas de aço e ferro, faziam também fertilizantes, amoníaco e benzina, entre outros sub-produtos da combustão. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas, da Rússia, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, entre outros, trabalharam na fundição, muitos em péssimas condições de trabalho.

Depois do fim da guerra os franceses assumiram a administração das fábricas, e cerca de 17 mil empregados trabalharam na fundição naquela época, o que foi um recorde da história da indústria.

Em 1986 a fundição fecha as portas. É decidido que as construções e equipamentos deviam ser preservados por seu valor histórico. Em 1994 é escolhida como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 2000 104 mil pessoas visitam o local, e em 2004 é inaugurado o Tour cienífico “Ferrodrom® - adventure world of iron ” ou Ferrodrom, a aventura no mundo do aço.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Siderurgia de Völklingen