Sondagem SPT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sondagem SPT tambem conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do subsolo, largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:

  1. A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
  2. A classificação dos solos de cada camada;
  3. O nível do Lençol freático; e
  4. A capacidade de carga do solo em várias profundidades.

Ensaio Penetrométrico[editar | editar código-fonte]

O ensaio consiste na cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão - Barrilete, através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solto em queda livre de uma altura de 75 cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração (NSPT) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm finais. Após a realização de cada ensaio, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada, para posterior classificação que geralmente é feita pelo método Tátil-visual.


Sondagem à percussão com torque[editar | editar código-fonte]

A introdução da medida de torque nos ensaios de sondagem de simples reconhecimento ( SPT-T ), assim como o estabelecimento das regras básicas para sua interpretação, ocorreram há mais de 10 anos.


A medida do torque é efetuada ao término de cada ensaio de penetração (SPT). Cravado o amostrador padrão conforme NBR 6484, verifica-se a medida de torque máximo e torque residual, através de um torquímetro, medidos em Kgf.m.


O estabelecimento de correlações estatísticas entre os valores de SPT e Torque, permite enquadrar os solos em um novo tipo de classificação, onde sua estrutura desempenha papel fundamental

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • NBR 6484 - Execução de Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos
  • NBR 7250 - Identificação e Classificação de Amostras Obtidas em Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos

http://www.estatec.com.br/servicos/sondagens-a-percurssao

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.