Souk El Ahad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tunísia Souk El Ahad
سوق الأحد , Sūq al Aḥad
Souk Lahad
 
—  Município  —
Souk El Ahad está localizado em: Tunísia
Souk El Ahad
Localização de Souk El Ahad na Tunísia
33° 46' 40" N 8° 51' E
Província Kebili
Delegação Souk El Lahad
Área
 - Total 1 730 km²
Altitude 45 m (148 pés)
População (2004)[1]
 - Total 18 285
    • Densidade 10,6/km2 
Zoco semanal domingo
Sítio www.commune-souklahad.gov.tn

Souk El Lahad ou Souk Ahad (em árabe: سوق الأحد; transl.: Sūq al Aḥad) é uma cidade do sul da Tunísia e a capital da delegação (espécie de distrito ou grande município) homónima, a qual faz parte da província (gouvernorat) de Kebili. Em 2004, o município tinha 18 285 habitantes[1] e a delegação 26 732.[2]

Situa-se numa zona de pequenos oásis, na estrada que atravessa a faixa de deserto entre o Chott el Fejaj e o Chott el Jerid e que liga Tozeur a Kebili, 14 km a noroeste de Kebili, 80 km a leste de Tozeur, 44 km a noroeste de Douz, 115 km a sul de Gafsa, 130 km a oeste de Gabès e 475 km a sul de Tunes (distâncias por estrada).

O nome significa "zoco ou mercado de domingo" e ainda hoje o zoco é realizado nesse dia. Desenvolveu-se como uma localidade agrícola antes de assistir a uma ligeira industrialização, bem como de algum desenvolvimento turístico ligado ao chamado turismo saariano.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Kebili (em francês) www.ins.nat.tn. Instituto Nacional de Estatística da Tunísia (2004). Página visitada em 5 de setembro de 2012.
  2. Population, ménages et logements par unité administrative. Gouvernorat : Kebili (em francês) www.ins.nat.tn. Instituto Nacional de Estatística da Tunísia (2004). Página visitada em 6 de maio de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.