Douz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a comuna francesa parónima, veja Douze.
Tunísia Douz

دوز

 
  Delegação  
Interior do palmeiral do oásis de Douz
Interior do palmeiral do oásis de Douz
Interior do palmeiral do oásis de Douz
Apelido(s) Porta do Saara
Localização
Douz está localizado em: Tunísia
Douz
Localização de Douz na Tunísia
Coordenadas 33° 27' 30" N 9° 1' 30" E
País Tunísia
Província Kebili
Características geográficas
População total (2004) [1] 27 060 hab.
Código postal 4260
Sítio www.commune-douz.gov.tn

Douz[a] (em árabe: دوز) é uma cidade e um oásis do deserto do Saara, situado no sul da Tunísia. É a capital das delegações (espécie de distrito ou grande município) de Douz Norte e Douz Sul, mabas parte da província (gouvernorat) de Kebili. Em 2004 o conjunto das duas delegações tinha 27 060 habitantes.[1]

Conhecida como Porta do Saara, na Antiguidade foi o oásis mais importante da região e um ponto de passagem importante das caravanas transaarianas. A maior parte dos seus habitantes pertencem à tribo dos Mrazig, que segundo a tradição são descendentes dos solaimitas, uma tribo árabe que imigrou para a Tunísia no século XIII. Situa-se cerca de 30 km do limite sudeste do Chott el Jerid e a norte do Parque Nacional de Jebil, 30 km a sul de Kebili, 125 km a sudeste de Tozeur, 165 km a oeste de Medenine, e 145 km a oeste de Gabès. É um destino turístico popular, principalmente para as excursões de agência que trazem os turistas a ver as dunas do Grande Erg Oriental.

A economia local vive sobretudo da agricultura, que explora a grande fertilidade do oásis, destacando-se a produção de tâmaras como principal fonte de rendimento de muitas famílias. O papel do comércio tradicional de longo curso, outrora de grande importância, foi em grande parte substituído pelo turismo. A cidade acolhe um dos mercados mais interessantes da Tunísia, onde ainda se vendem, uma vez por semana, burros e camelos, além dos produtos artesanais e comuns, ovelhas e cabras. Na cidade há um museu etnográfico que mostra a vida tradicional dos povos do deserto.

O período de maior animação da cidade é o do Festival internacional du Saaara, que desde 1970, usualmente em novembro ou dezembro, reúne tribos nómadas de todo o Norte de África e de alguns países do Médio Oriente. O evento folclórico desenrola-se como se fosse uma espécie de Jogos Olímpicos do deserto, com várias provas equestres e com camelos (corridas, combates, fantasias', etc.). Uma das provas é uma maratona internacional de dromedários com 42 km de extensão. Inclui também espetáculos de música e dança tradicionais, leitura de poesia e corridas de cães de raça saluki, alegadamente nativo do Norte de África.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Douz
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Douz», especificamente desta versão.


[a] ^ Pronúncia aproximada: duze. Entenda-se "pronúncia aproximada" não como um substituto do alfabeto fonético internacional, mas apenas uma forma de dar uma ideia aproximada do som da palavra, o qual difere sensivelmente daquilo que alguns leitores poderão ser levados a pensar devido à fonética de "ou" em francês ser completamente diferente da do português.
  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative - Gouvernorat : Kebili». www.ins.nat.tn (em francês). Institut National de la Statistique. Consultado em 27 de agosto de 2012. Arquivado do original em 24 de setembro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.