Kebili

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tunísia Kebili
قبلي‎ , Qibillī
 
—  Município  —
Entrada do oásis de Kebili
Entrada do oásis de Kebili
Kebili está localizado em: Tunísia
Kebili
Localização de Kebili na Tunísia
33° 42' N 8° 58' E
Província Kebili
Delegação Kebili Norte e Kebili Sul
 - Prefeito Chihab Marsit
Altitude 35 m (115 pés)
População (2004)[1]
 - Total 18 693
Código postal 4200

Kebili (em árabe: قبلي‎; transl.: Qibillī) é uma cidade do sul da Tunísia e a capital da província (gouvernorat) homónima, além de sede das delegação (espécie de distrito ou grande município) de Kebili Norte e Kebili Sul. Em 2004, o município tinha 18 693 habitantes.[1]

Situa-se à beira de um oásis do deserto do Saara, entre o Chott el Jerid (a noroeste) e o Chott el Fejaj (a nordeste), o território a norte constitui aquilo a que se poderia chamar uma península se os chotts fossem verdadeiramente lagos, já que é uma faixa de terra que separa os dois chotts que estão ligados por uma faixa estreita no sentido este-oeste. A cidade encontra-se 95 km a sudeste de Tozeur, 30 km a norte de Douz, 120 km a oeste de Gabès, 110 km a sul de Gafsa e 470 km a sul de Tunes (distâncias por estrada).

É a capital da região histórica de Nefzaoua (نفزاوة), que corresponde grosso modo à província de Kebili e é limitada pelo Chott el Jerid a oeste, o Grande Erg Oriental a sul e o planalto do Dahar a leste. O palmeiral do oásis, com cerca de 100 000 tamareiras, é o mais importante de Nefzaoua.

Além de ser um centro administrativo regional, a economia local está ligada principalmente na produção e comercialização de tâmaras. A proximidade do Grande Erg Oriental faz da cidade um ponto de paragem de alguns circuitos turísticos do sul da Tunísia.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Kebili (em francês) www.ins.nat.tn Instituto Nacional de Estatística da Tunísia (2004). Visitado em 5 de setembro de 2012.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kebili
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.