Stone Cold Steve Austin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Steve Austin)
Ir para: navegação, pesquisa
Stone Cold Steve Austin
Steve Austin by Gage Skidmore.jpg
Nascimento 18 de Dezembro de 1964 (50 anos)
Austin, Texas[1]
Carreira na luta profissional
Nome(s)
no ringue
"Stone Cold" Steve Austin[2]
The Ringmaster
"Superstar" Steve Austin
"Stunning" Steve Austin
"Texas Rattlesnake"[3]
Altura 1,88 m[2]
Peso 115 kg[2]
Anunciado de Victoria, Texas
Treinado por Chris Adams[4]
Estreia 11 de Maio de 1989
Aposentadoria 30 de Março de 2003

Steven Williams (nascido Steven Anderson[5] em 18 de Dezembro de 1964) mais conhecido pelo seu ring name "Stone Cold" Steve Austin, é um ex-lutador de wrestling profissional e ator estadunidense.

Austin competiu em várias promoções de wrestling, dentre as quais se destacam a Extreme Championship Wrestling (ECW), a WWE e a World Championship Wrestling (WCW). Lutou ativamente entre 1989 e 2003, tendo sido muito bem sucedido por onde quer que lutou. Ao longo dos anos, Steve moldou a sua personalidade, tendo se afirmado como uma verdadeira lenda.[6] Teve uma grande feud com o dono da WWE Vince McMahon. Steve é considerado um dos melhores wrestlers de todos os tempos.

Dados Gerais[editar | editar código-fonte]

Steve Austin começou a lutar em 1989, depois de trabalhar como um estivador em Dallas, Texas. Ele viu um anúncio da escola de luta livre "Gentleman Chris Adams" e depois do treinamento, estreou como Steve Austin (para evitar confusão com "Dr. Death" Steve Williams), em Dallas, na USWA, onde ele lutou com Jeff Jarrett, Chris Von Erich, e com o seu próprio professor Chris Adams. Logo em seguida foi para a World Championship Wrestling e teve Feuds com Dustin Rhodes e Ricky Steamboat. Austin foi despedido pelo presidente da WCW Eric Bischoff depois de sofrer um dano no tríceps.

United States Wrestling Association (1990)[editar | editar código-fonte]

Inicialmente trabalhando sob seu nome real, foi renomeado "Steve Austin", durante a fusão World Class e Continental Wrestling Association. Mais tarde, ele retornou à Dallas e fez feud com seu antigo professor Chris Adams e Percy Pringle. Era acompanhado por Jeannie Adams (ex-mulher na vida real de Adams e ex-namorada de Austin). Durante este tempo Austin adotou o apelido de "Stunning".

World Championship Wrestling (1991–1995)[editar | editar código-fonte]

Austin deixou o USWA em 1990 e assinou com a WCW no próximo ano. Ele começou sendo axompanhado por uma valet chamada Vivaz Veronica [7] , mas mais tarde foi acompanhado por Jeannie Adams, nessa época conhecida como "Lady Blossom". [8] [7] Apenas algumas semanas após sua estreia, Austin derrotou Bobby Eaton e ganhou o seu primeiro titulo,o WCW World Television Championship, em 3 de junho de 1991. Mais tarde naquele ano, Austin juntou-se à Alliance Dangerous e Paul E. Dangerously. [8] [9] Ele perdeu o WCW Television Championship para Barry Windham em uma luta de dois pins em 27 de abril de 1992, mas recuperou o título de Windham em 23 de maio. Teve um segundo reinado longo (o maior da história do cinturão), antes de perdê-lo para Ricky Steamboat no dia 2 de setembro de 1992. A The Dangerous Alliance foi dissolvida logo depois. [10] No Halloween Havoc, ele substituiu Terry Gordy, em parceria com o "Dr . Death "Steve Williams para lutar contra Dustin Rhodes e Barry Windham pelo o WCW e NWA World Unified Tag Team Championship.[10]

ECW (1995)[editar | editar código-fonte]

Ele foi contratado pela ECW por Paul Heyman, com quem havia participado da The Dangerous Alliance, na WCW. Sua passagem na companhia foi breve, mas foi nela que Austin começou a desenvolver o personagem que futuramente o consagraria na WWF/E: o "Stone Cold".

Não ganhou nenhum título em sua estada na ECW, mas há de se destacar suas feuds com "The Sandman", por quem foi derrotado em uma luta valendo o ECW Heavyweight Championship no November to Remember, e Mikey Whipwreck, com quem lutou em uma Triple Threat Match (que também envolvia The Sandman) pelo mesmo título, no December to Dismember.

WWF/E[editar | editar código-fonte]

No final de 1995 foi contratado pela WWF, depois que Diesel e Jim Ross convenceram Vince McMahon a trazê-lo para a companhia.

Estreou na WWE (naquela época ainda chamada "WWF") no Raw de 8 de Janeiro de 1996, com o apelido "The Ring Master", anunciado por "The Million Dollar Man" Ted DiBiase como o sendo o novo "Million Dollar Champion" (título criado pelo próprio DiBiase). Sua primeira luta (e vitória) foi contra Matt Hardy (nessa época apenas um aspirante, que frequentemente fazia o papel de jobber nas lutas). Pouco depois abandonou o apelido "The Ring Master", substituindo-o pelo famoso "Stone Cold".

Teve uma feud com Savio Vega, e derrotou-o na Wrestlemania XII, no que foi sua primeira aparição no evento.

Foi o vencedor do torneio King of the Ring de 1996, onde derrotou Jake "The Snake" Roberts na final. Foi durante esse evento que ele utilizou pela primeira vez o seu famoso finisher "Stunner".

Após, teve uma feud com Bret Hart, depois de perder uma luta no Survivor Series para ser o #1 Contender pelo WWF Championship, onde Hart fez a contagem de modo ilegal. No Royal Rumble de 1997 foi eliminado por Hart, mas os juízes "não viram", e ele entrou novamente no ringue, eliminou Hart e venceu seu primeiro Royal Rumble, de 3 ganhos em sua carreira. Essa vitória também o levou à sua primeira luta principal em um Pay-Per-View: por ter vencido o Royal Rumble ele iria enfrentar o campeão da WWF Shawn Michaels no In Your House 13: Final Four. No entanto, Shawn lesionou-se e deixou o título vago, e decidiu-se que iria haver uma Fatal 4-Way Match pelo cinturão. Nessa luta também competiu Bret Hart, que fez a contagem em Austin para ganhar o título, fazendo a feud entre os dois continuar. A rivalidade terminou na Wrestlemania 13, onde Hart derrotou Austin por submissão, com Ken Shamrock como árbitro.

No mesmo ano foi ainda campeão mundial de duplas pela primeira vez, com Dude Love.

Entre 1996 e 2003 foi 4 vezes campeão de duplas, duas vezes campeão intercontinental e 6 vezes campeão da WWF/E, além de ter ganho um King of the Ring e três Royal Rumbles

Na WWE teve ainda feuds com The Undertaker, Kane, The Rock, Triple H, Shawn Michaels, Mick Foley, entre outros. Mais a principal foi contra o Dono da WWE Vince McMahon, que durou vários meses e culminou em vários combates. Foi um dos lutadores mais populares da WWE. Com os 3 Royal Rumbles que venceu se tornou o maior vencedor do evento e o único a ganhá-lo 3 vezes. A ultima luta de Austin foi na WrestleMania XIX contra The Rock, onde perdeu.

Hall of Fame (2009)[editar | editar código-fonte]

Austin, assim como vários outros lutadores, teve seu nome colocado no Hall da Fama da WWE. Ele foi indicado no ano de 2009. Até mesmo Vince McMahon, um de seus maiores rivais, ao falar de Stone Cold Steve Austin, referiu-se ao mesmo como o melhor lutador da história da WWE. Em 2011 ele participou da Wrestlemania 27 como juiz especial em um combate onde Michael Cole enfrentava Jerry "The King" Lawler.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Steve Austin foi convidado a fazer papel em Celebrity Deathmach e Nash Bridges, onde fez o detetive Jake Cage. Sua estreia no cinema foi em um papel de um guarda prisional no filme Golpe Baixo. Depois teve seu primeiro filme como protagonista Jack Conrad, um perigoso condenado aguardando a execução de Salvadoran da prisão, que participa de lutas clandestinas na prisão. Em 2010, Steve Austin apareceu no filme Os Mercenários, como Dan Paine, o guarda-costas e braço direito do principal antagonista do filme. Neste papel Steve Austin trabalhou ao lado de Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li e Randy Couture.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Stone Cold em 2003.

Steve Williams esteve namorando Kathryn Burrhus todo o ensino médio e universitários, e os dois se casaram em 24 de novembro de 1990. No entanto, Steve Williams seguiu uma relação com Jeannie Clark ("Lady Blossom"), com quem ele estava trabalhando. Seu casamento com Burrhus foi rapidamente anulado em 7 de agosto de 1992, e Steve Williams e Jeannie Clark se casaram em 18 dezembro de 1992. Juntos, eles têm duas filhas, Stephanie (nascido em 1992) e Cassidy (nascido em 1996). Ele também adotou a Jade, filha de Clark com o ex-marido Chris Adams. Jade é casada com o também lutador profissional Adam Windsor. Steve Williams e Clark se divorciaram em 10 de maio de 1999 e suas filhas vivem em Southend-[on-Sea, Inglaterra, com Clark, enquanto Jade permanece nos Estados Unidos com o marido eo filho.

Em 13 de setembro de 2000, Williams se casou Debra Marshall. Em 15 de junho de 2002, no entanto, a polícia foi chamada à sua residência em San Antonio, Texas. Eles encontraram Marshall histérica com hematomas . Steve Williams tinha saiu de casa e foi solicitado pela polícia para não voltar. Em 14 de agosto de 2002, Steve Williams foi preso e acusado de abuso doméstico. Ele confessou nenhuma competição em 25 de novembro de 2002 e foi dada liberdade condicional de um ano, multa de US $ 1.000, e ordenou a realização de oitenta horas de serviço comunitário. Marshall diria mais tarde que a Williams era um usuário de esteróides e este incidente foi o resultado de raiva roid . Williams pediu o divórcio de Marshall em 22 de julho de 2002 e o divórcio foi finalizado em 5 de fevereiro de 2003.

Em dezembro de 2007, o boletim Wrestling Observer informou que Austin havia mudado legalmente seu nome verdadeiro (Steven Williams) para seu ring-name, Steve Austin. "And that's the bottom line, because Stone Cold, said so"

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1998 Hitman Hart: Wrestling with Shadows Ele mesmo
1999 Beyond The Mat Ele mesmo
2005 The Longest Yard Guarda Dunham
2007 The Condemned Jack Conrad
2009 Damage John Brickner Direto para vídeo
2010 Hunt to Kill Jim Rhodes Direto para vídeo
The Stranger The Stranger Direto para vídeo
The Expendables Dan Paine
2011 The Boxer and the Kid Dan
Dead Man's Gold pós-produção
2012 Maximum Conviction Manning
2013 Grown Ups 2 Dennis "Tommy" Cavanaugh

Televisão[editar | editar código-fonte]

2011 || Tough Enough || Ele mesmo || todos episódios

Ano Título Papel Notas
1998-2002 Celebrity Deathmatch Ele mesmo 4 temporadas
1999–2000 Nash Bridges Detetive Jake Cage 6 episódios
2000 Dilbert Judge 1 episódio
2005 The Bernie Mac Show Ele mesmo 1 episódio
2010 Chuck Hugo Panzer 2 episódios

No wrestling[editar | editar código-fonte]

Austin como WWF Champion.
Austin comemora com o árbitro Earl Hebner.
  • Alcunhas
    • "Stone Cold"
    • The Texas Rattlesnake[11] [12]
    • The Toughest S.O.B. na WWF/WWE
    • The Bionic Redneck[12] [13]
    • The Extreme Superstar
    • The World's Toughest S.O.B.
    • Austin 3:16
  • Frases
    • Hell Yeah!
    • And that's the bottom line, 'cause the Stone Cold said so
    • What?
Entrada de "Stone Cold" Steve Austin.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.9)
  2. a b c Stone Cold's bio WWE.com. Visitado em 2007-12-08.
  3. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas OWOW
  4. Stone Cold Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.55)
  5. Stone Cold Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.10)
  6. Sammond, Nicholas. Steel Chair to the Head: The Pleasure and Pain of Professional Wrestling. [S.l.]: Duke University Press, 2005. 6 p. ISBN 0822334380
  7. a b Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.85-86)
  8. a b Steve Austin Bio CANOE. Visitado em 2008-06-06.
  9. Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.89)
  10. a b Austin Ross 2003, Steve Austin.The Stone Cold Truth (p.91-93)
  11. Stone Cold Steve Austin. The Stone Cold Truth (p.8)
  12. a b Reynolds, F. P.. The PebblesCrap Book of Lists!. [S.l.]: ECW Press, 2007. 20 p. ISBN 1550227629
  13. Reynolds, F. P.. The PebblesCrap Book of Lists!. [S.l.]: ECW Press, 2007. 19 p. ISBN 1550227629
  14. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Feud of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  15. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Match of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  16. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Most Popular Wrestler of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  17. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Rookie of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  18. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Wrestler of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  19. Pro Wrestling Illustrated Top 500 - 1998 Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  20. Pro Wrestling Illustrated Top 500 - 1999 Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  21. Duncan, Royal. TWF - TEXAS WRESTLING FEDERATION TWF TAG TEAM TITLE HISTORY Solie. Visitado em 2008-07-01.
  22. WWE United States Championship official history WWE. Visitado em 2008-07-01.
  23. Duncan, Royal. </r WCW - WORLD CHAMPIONSHIP WRESTLING WCW WORLD TAG TEAM TITLE HISTORY Solie. Visitado em 2008-07-01.
  24. Duncan, Royal. WCW - WORLD CHAMPIONSHIP WRESTLINGWORLD TELEVISION TITLE HISTORY Solie. Visitado em 2008-07-01.
  25. $$ Million Dollar Belt Title History $$ Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-01.
  26. WWE Championship official title history WWE. Visitado em 2008-07-01.
  27. Stone Cold Steve Austin's first Intercontinental title reign WWE.com. Visitado em 2007-09-17.
  28. Stone Cold Steve Austin's 2nd IC title reign WWE.com. Visitado em 2007-09-17.
  29. W.W.W.F./W.W.F./W.W.E. World Tag Team Title wrestling-titles.com. Visitado em 2007-09-18.
  30. Duncan, Royal. WWF - WORLD WRESTLING FEDERATION KING OF THE RING TOURNAMENT CHAMPIONS Solie. Visitado em 2008-07-01.
  31. Duncan, Royal. WWWF - WORLD WIDE WRESTLING FEDERATION/WWF - WORLD WRESTLING FEDERATION Royal Rumble Champions Solie. Visitado em 2008-07-01.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Stone Cold Steve Austin


destaque