Sturmmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sturmmann

Insígnia de Braço de Sturmmann da SS

Insígnia de Colar de Sturmmann da SS
Instituida em 1918
País Alemanha
Força Exército Alemão, SS e SA
Equivalente a Segundo-Cabo
Patentes Relacionadas
Patente Superior Rottenführer
Patente Inferior Oberschütze (Waffen-SS)
Obermann (Allgemeine-SS)
Mann (SA)

Sturmmann é uma patente militar alemã que pode ser traduzida como "Tropa de choque". Esse termo teve a sua origem durante a Primeira Guerra Mundial, onde Sturmmann eram aqueles que eram membros das companhias de assalto, conhecidos como tropas de choque.[1] Após a derrota da Alemanha em 1918, Sturmmann se tornou uma patente paramilitar dos Freikorps, um violento grupo de militares veteranos que era contra a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, e por consequência do Tratado de Versailles, e por causa do péssimo governo durante a República de Weimar.

Em 1921, Sturmmann se tornou um título paramilitar da milícia do NSDAP, a SA. Sturmmann se tornou eventualmente uma patente paramilitar básica de uma grande parte das organizações nazistas, mas era mais associado às patentes da SA e da SS.[2]

Criação[editar | editar código-fonte]

Após a derrota da Alemanha em 1918, Sturmmann tornou-se uma patente paramilitar dos Freikorps, grupos violentos de veteranos militares que se opuseram à perda da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e ao subsequente Tratado de Versalhes.

Em 1921, Sturmmann tornou-se um título paramilitar do exército privado do Partido Nazista, o Sturmabteilung (SA ou "Destaque de Assalto"). Sturmmann acabaria se tornando uma patente paramilitar básica de quase todas as organizações nazistas, mas está mais intimamente associada como uma patente da SA e da SS.

O posto de Sturmmann foi concedido aos membros das SA e SS que serviram por seis meses na organização e demonstraram habilidades e competências básicas.

Uso[editar | editar código-fonte]

Sturmmann era superior ao posto de Mann no Allgemeine-SS (general-SS). Em organizações que não usavam o posto de Mann (como o National Socialist Motor Corps), o posto de Sturmmann era o equivalente a um soldado e usava um remendo de colarinho em branco sem insígnias. Dentro da Waffen-SS, um SS-Sturmmann era superior a um SS-Oberschütze.

O posto de Sturmmann era júnior, tanto na SS quanto na SA, ao posto de Rottenführer. Foi considerado o equivalente ao posto de Gefreiter no exército alemão e um lance-corporal no exército britânico. A insígnia de Sturmmann consistia em um remendo de colarinho nu com uma única faixa prateada. Os uniformes cinza da Waffen-SS também exibiam o chevron de manga de um Gefreiter.

O termo e classificação não foi usada na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. McNab, Chris (2009b). The Third Reich. [S.l.]: Amber Books Ltd. ISBN 978-1-906626-51-8 
  2. Lumsden, Robin (2000). A Collector's Guide To: The Waffen–SS. [S.l.]: Ian Allan Publishing, Inc. ISBN 0-7110-2285-2 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.